A reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Elza Ramos de Souza, no município de São Sebastião da Vargem Alegre, proporcionará que uma nova equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) seja instalada para atender a comunidade da área rural. A obra contou com recursos estaduais (confira mais abaixo), e trouxe como novidade uma sala de vacina (que anteriormente era exclusivamente na policlínica, no centro), uma sala de reuniões, quatro alas para atendimento de médico e equipe E-Multi (psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e fisioterapeuta), uma sala para acondicionar medicamentos e insumos de enfermagem, e uma recepção exclusiva para a sala de vacina. 

A UBS, que agora abrigará duas equipes de ESF, vai atender 100% da população da área rural, segundo a secretária municipal de Saúde, Flávia Martins Barbosa. “Norteamos nosso planejamento para aproximar os serviços de saúde para todos os cidadãos, inclusive os residentes na área rural. Por isso, investimos para que outra equipe de ESF pudesse ser implantada, além da E-Multi, para oferecer os mesmos serviços que temos na área urbana. Além disso, a Sala de Vacina terá uma independência essencial para promover a política de imunização de maneira autônoma, com recepção e sala a parte da ESF, o que possibilita melhor organização para promover campanhas, extender horários ou qualquer outra ação necessária de acordo com a cobertura vacinal”, explicou Flávia Barbosa. 

08.04.2024 - Vargem Alegre - UBS Elza Ramos de Souza 2

A nova UBS, com as duas equipes, atenderá em torno de 3 mil pacientes, com serviços de clínica geral, pediatria, nutrição, odontologia, enfermagem e imunização. Os recursos para a melhoria são provenientes da Resolução SES-MG nº 6985/2019, que efetivou recursos financeiros para fortalecimento das ações de imunização; e da Lei Complementar 171/2023, que dispõe sobre a transposição e a transferência dos saldos dos Fundos Municipais de Saúde, provenientes de repasses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

São Sebastião da Vargem Alegre é um dos 31 municípios sob jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá.  Franklin Leandro Neto, gerente regional de Saúde de Ubá, destacou a importância de acompanhar as melhorias que foram implementadas nos municípios com os recursos que a SES-MG tem investido, como esta ampliação e reforma em São Sebastião da Vargem Alegre. “Ao aplicar recursos na ESF e no setor de Imunização podemos traduzir que a SES prioriza a manutenção da saúde e do bem-estar dos mineiros, pois são programas essenciais para evitar doenças e complicações de agravos”, explicou o gerente da GRS Ubá. 

Por Keila Lima / Foto: Divulgação da SMS de São Sebastião da Vargem Alegre