A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participou da inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Passos realizada nesta segunda-feira, 11/3. A UBS Vila Betinho foi construída com recursos iniciais de R$ 1.215.500,00, destinados pela Resolução SES-MG nº 3.561/2012, com as obras iniciadas em janeiro de 2015. Em 2022, com a Resolução 8.163/2022, a SES-MG destinou R$ 786.237,94 para o término da obra. Com a nova UBS, Passos passa a contar com 23 unidades básicas de saúde.

Denominada UBS Compartilhada Tipo 2 e construída no residencial Vila Betinho, a unidade irá abrigar as equipes da saúde da família (ESF) Vila Betinho e bairro Penha II, com atendimentos em pediatria e clínica médica para uma população estimada em oito mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

12.03.2024 - Passos - Nova UBS de Passos atende população de 8 mil pessoas 2

O vice-governador, Professor Mateus, falou do compromisso do governo de Minas Gerais de concluir as obras públicas paralisadas no estado e que a UBS da Vila Betinho é mais uma entrega na região que se tornou possível graças ao interesse dos municípios. “Essa UBS para atendimento da Vila Betinho e Penha II, uma UBS tipo 2, com duas equipes de PSF (Programa de Saúde da Família), com capacidade de atendimento de mais de três mil pessoas por mês, vai certamente fazer muita diferença na vida da população dessa região”, disse.

Representando o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, participou da cerimônia de inauguração da obra juntamente com o vice-governador Professor Mateus Simões, autoridades municipais e parlamentares municipais, estaduais e federais.

Conclusão da obra

Iniciada em janeiro de 2015, a obra foi paralisada poucos meses depois e só foi retomada em junho de 2023, com recursos adicionais do Estado. O Estado de Minas Gerais, através de resoluções da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), investiu R$2.001.737,94 na obra, dos quais R$ 786.237,94 foram destinados para sua conclusão, conforme as resoluções SES-MG nº 3.561/2012 e nº 8.163/2022.

Em seu pronunciamento, a superintendente Kátia Gonçalves falou dos serviços de saúde que serão prestados na nova UBS aos bairros Penha II, Vila Betinho, Vila São José e Jardim Tropical, localidades onde residem oito mil pessoas, aproximadamente, com previsão de três mil atendimentos médicos mensais. “Estamos buscando melhorar o acesso da população às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A nossa preocupação é garantir o acesso dos usuários às UBSs, estabelecimentos que prestam serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), onde atuam as Equipes de Saúde da Família (ESF) e é porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

Ainda segundo Kátia Gonçalves, a nova estrutura e serviços terão reflexos nos demais pontos de atenção à saúde. “Teremos, por exemplo, menos usuários procurando serviços de urgência e emergência que, hoje, são utilizados com frequência como porta de entrada ao Sistema por pacientes considerados não urgentes. Vamos continuar trabalhando para construir uma saúde pública de qualidade”, afirma a superintendente.

Para o prefeito de Passos, Diego Oliveira, a inauguração da obra não teria sido possível se não fossem os esforços das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da SRS Passos, da SES-MG e do governo de Minas Gerais, que aprovaram a destinação de recursos adicionais para a conclusão da obra. “E nós conseguimos fazer com que essa obra se tornasse realidade para a população”, disse.

UBS Compartilhada

Referência técnica da Atenção Primária à Saúde da SRS Passos, Gilmar Antonio Batista Machado, chama a atenção para a estrutura da UBS compartilhada, que foi projetada para comportar duas equipes de Saúde da Família e atender os usuários com comodidade.

“A ambiência é um dos pontos centrais para melhoria do acesso da população, e a inauguração de uma nova UBS é um avanço nesse sentido. Dessa forma, a APS tende a conseguir atingir os atributos esperados para ela, tais como o acesso e acessibilidade e a coordenação do cuidado. Que essa inauguração reflita positivamente na atenção à saúde da população da área adscrita e melhore a qualidade de vida dos moradores”, avalia Gilmar Machado.

Por Enio Modesto / Fotos: Ascom Passos e Prefeitura de Passos