A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participou da inauguração das novas instalações do ambulatório de referência regional de média complexidade em câncer de colo uterino e mama. Denominada Centro de Atendimento Viva Mulher “Dr. Robson Teixeira de

Castro”, a unidade foi beneficiada com incentivos financeiros estaduais, através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para atender cidades de três microrregiões de saúde de abrangência da SRS Passos.

O Centro Viva Mulher de Passos foi contemplado pela Resolução SES/MG nº 8.432/2022, com incentivos financeiros aprovados pela CIB-SUS (Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde) através das deliberações 3.992 e 3.993, de 9 de novembro de 2022. Os recursos estaduais são calculados conforme a necessidade de saúde e são repassados a cada quatro meses, por faixa de produção.

A partir da esq. Sirlene Souza (usuária do serviço), Kátia Gonçalves, Thiago Salum e Fabíola Lemos

A referência técnica da SRS Passos em saúde da mulher, Fabíola Silveira Lemos, explica que o Centro Viva Mulher de Passos é um serviço de referência regional de média complexidade que atende às mulheres na propedêutica do câncer de colo uterino e mama. “A nova sede inaugurada com uma melhor estrutura veio para otimizar o atendimento às mulheres proporcionando um serviço mais humanizado e acolhedor”, disse.

Convidada a se pronunciar na cerimônia de inauguração, a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, falou da importância do Centro Viva Mulher de Passos para a região, enquanto aguarda outras cidades se estruturarem para também prestarem o serviço às suas munícipes. “A gente precisava articular uma rede e preparar profissionais para acolher e caminhar com as mulheres, contribuindo para a redução da morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida, sem discriminação de qualquer espécie”, observou. A superintendente complementou informando que o acesso aos serviços de saúde é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todas as mulheres, independente da orientação sexual ou identidade de gênero”.

O prefeito Diego Rodrigo de Oliveira lembrou das antigas instalações do ambulatório e falou da melhoria da estrutura para que os serviços possam ser prestados adequadamente às mulheres. “O antigo Centro Viva Mulher não era tão bom, mas hoje estamos num local em que, de fato, vamos dar dignidade tanto para os nossos profissionais, quanto para as pessoas que dependem desse serviço”, disse.

“O Centro Viva Mulher é um serviço da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e nós temos os melhores profissionais aqui. E para nós é a realização de um sonho, hoje, Dia da Mulher, estamos começando esse trabalho”, comemorou o secretário municipal de Saúde de Passos, Thiago Agnelo de Souza Salum.

As referências técnicas do ambulatório, Gleida Aparecida Araújo Borges e Rosemary Cristina Moreira Pereira, disseram que, a cada quadrimestre, de 900 a 1.200 atendimentos são prestados às pacientes de 18 cidades da região. São serviços de diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pacientes, de acordo com as linhas de cuidado para cânceres uterino e mama.

“A gente está muito feliz de proporcionar um lugar melhor, porque os pacientes merecem. Tem paciente que chega de van, às quatro (horas) da manhã e não tinha nem banheiro adequado para ela, local para tomar água, para relaxar, enquanto aguardava ser atendida. Então, este espaço é para elas mesmas, para usufruírem”, disse Gleida Borges.

“Com essa nova estrutura, vai melhorar a qualidade do atendimento para as pacientes, um atendimento mais humanizado, com mais conforto, mais igualitário. E aqui a gente tem uma equipe muito qualificada, para oferecer esse conforto e uma acolhida melhor para as mulheres”, disse Rosemary Pereira.

O Centro Viva Mulher recebeu o nome “Dr. Robson Teixeira de Castro” em homenagem ao ginecologista e mastologista que prestou esse serviço durante vários anos, até seu falecimento precoce em 2016, aos 45 anos de idade. A mãe, irmã e filhas do médico participaram da cerimônia.

Por Enio Modesto / Foto: Ascom SRS Passos