Contabilizando neste ano 16 óbitos notificados como suspeitos de terem sido ocasionados por dengue e dois confirmados em Bocaiuva, nesta sexta-feira, 1º de março, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), a  Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros reforçou com os gestores a necessidade de intensificação das ações de combate à proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Entre as ações recomendadas pela coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, está a intensificação da realização de mutirões de limpeza e mobilização da população para eliminação de focos do mosquito dentro de residências; a coleta de amostras de pacientes com suspeitas de terem contraído alguma das arboviroses para análise laboratorial, identificação de sorotipos circulantes no Norte de Minas e a organização dos serviços de saúde para o atendimento de pacientes, evitando que evoluam para óbito.

“Estamos vivendo um ano pior em relação ao aumento de casos notificados de arboviroses em todo o estado e, por esse motivo, os municípios precisam intensificar as ações para conter o avanço do número de pessoas acometidas por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, frisou Agna Menezes.

01.03.2024-Montes Claros - CIB SUS

Nesta sexta-feira, 1º de março, o Painel de Vigilância das Arboviroses, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aponta que, neste ano, já foram notificados no Norte de Minas 24.804 casos suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Desse total estão confirmados 4.082 casos, distribuídos da seguinte forma: 4.005 casos de dengue; 76 de febre chikungunya e um de zika.

Dados apresentados durante a CIB-SUS apontam que, em sete municípios da macrorregião de Saúde Norte de Minas, estão circulando os sorotipos 1 e 2 da dengue, o que potencializa a possibilidade de um maior número de pessoas adoecerem e terem uma situação de saúde mais grave.

Na área de atuação da SRS Montes Claros foi detectada a circulação dos sorotipos 1 e 2 da dengue nos municípios de Engenheiro Navarro, Bocaiuva e Joaquim Felício. Já na área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária os dois sorotipos de dengue foram detectados em Manga, Pintópolis, Montalvânia e Urucuia.

Diante do agravamento da situação epidemiológica das arboviroses registrado neste ano, a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, salientou que “a alternativa que resta ao Estado e aos municípios é unir esforços para a eliminação de focos de proliferação do Aedes aegypti, com a realização contínua de mutirões de limpeza e de mobilização da população”.

Na mesma linha de raciocínio, a secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, observou que, devido ao aumento de pessoas acometidas por arboviroses, “o município corre o risco de suspender a realização de cirurgias eletivas, para evitar a falta de leitos para atendimento de pacientes nos hospitais”.

Por sua vez Rafael Lana, secretário de Saúde de Pirapora e presidente regional do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), observou que “os municípios precisam intensificar e reforçar o planejamento de ações para o enfrentamento às arboviroses, com a intensificação da realização de mutirões, mobilização da população e atualização dos profissionais de saúde para agilizar os atendimentos nos serviços de atenção primária, assistência especializada e hospitalar”.

Assistência médica

Além do reforço das ações de Vigilância Epidemiológica e de saúde, durante a reunião da CIB-SUS, a referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, Marta Raquel Mendes Vieira, repassou orientações aos gestores quanto à necessidade de melhorar e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. O objetivo é atender o mais precocemente possível as pessoas com suspeita de terem contraído alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Entre as orientações repassadas aos gestores estão a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, inclusive nos finais de semana; assegurar equipe mínima de assistência à população, compatível com a necessidade local; organização das agendas dos profissionais para as demandas programadas e espontâneas e garantir atendimentos aos casos suspeitos de arboviroses durante todo o horário de funcionamento das unidades de Atenção Primária à Saúde; sinalização do ambiente interno da unidade, direcionando visualmente os fluxos de atendimento; colocar em prática o acolhimento de pacientes com classificação de risco e priorização das situações mais graves e ofertar hidratação oral na sala de espera aos pacientes com suspeita de arboviroses.

Por Pedro Ricardo