Trinta e dois municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros já aderiram a um grande mutirão de limpeza que será realizado no próximo sábado, 24, em todo o estado. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), denominada “Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes”, tem o objetivo de eliminar focos de proliferação do vetor transmissor da dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela.

Até o dia 15/2, por meio do Boletim Epidemiológico de Monitoramento das Arboviroses, a SES-MG aponta que já foram notificados 181.645 casos prováveis de dengue no estado, dos quais, 62.872 estão confirmados. Além disso, 18 pessoas morreram por causa da dengue e outros 100 casos estão em investigação.

MINAS UNIDA AEDES

Em relação à chikungunya, neste ano há 22.686 casos suspeitos da doença em Minas Gerais, dos quais 15.222 foram confirmados. Um óbito foi ocasionado pela doença e 13 estão sendo investigados. Quanto à zika, neste ano o estado contabiliza 22 casos prováveis; um caso foi confirmado, mas sem ocorrência de óbito.

A mobilização dos 54 municípios da área de atuação da SRS Montes Claros para a realização do mutirão de limpeza no próximo sábado foi intensificada  na quinta-feira, 15/2, com a realização de videoconferência envolvendo gestores, profissionais de saúde e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

Na oportunidade a referência técnica de mobilização social da SRS Montes Claros, Lillian Morais Silva, explicou que “a iniciativa da SES-MG objetiva possibilitar aos municípios reforçar o estabelecimento de parcerias com órgãos governamentais, empresas privadas e instituições da sociedade civil organizada, visando intensificar o envolvimento da população nas ações de eliminação de focos do Aedes aegypti”.

Por sua vez, a superintendente Regional de Saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, frisou que neste ano as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti estão em uma situação preocupante pois, de 54 municípios jurisdicionados à regionall, 24 localidades estão com alta taxa de incidência de arboviroses. Além disso, neste ano há sete óbitos em investigação por suspeita de terem sido causados por arboviroses e o Boletim Epidemiológico divulgado quinta-feira pela SES-MG aponta que duas mortes causadas por dengue foram confirmadas no Norte de Minas, sendo uma em Bocaiuva e outra em Jequitaí.

“Apesar do trabalho de enfrentamento ao Aedes aegypti precisar ser executado durante todo o ano pelos municípios, neste momento os gestores e profissionais de saúde precisam intensificar a união de esforços com os mais diversos segmentos da sociedade para conter o avanço das arboviroses” afirmou a superintendente. Ela lembrou ainda que as ações de mobilização precisam envolver toda a população, pois a eliminação de focos do mosquito não depende apenas dos órgãos públicos.

Na mesma linha de raciocínio, Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SRS Montes Claros, observou que “o envolvimento direto dos gestores municipais com as equipes técnicas na implementação de ações de mobilização da população para a eliminação de focos do Aedes aegypti é de fundamental importância, visto que a maioria dos focos do mosquito estão dentro de residências. Por isso, sem o envolvimento da população, os municípios não terão êxito nas ações de controle das arboviroses”, pontuou a coordenadora.

Mutirões

Dos 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, 32 localidades já aderiram ao mutirão de limpeza, que será realizado no sábado, dia 24/2. Para isso, a SES-MG está disponibilizando material publicitário aos municípios, tanto para distribuição como para divulgação em mídias sociais.

Entre os municípios que já aderiram ao mutirão estão: Bocaiuva; Botumirim; Cristália; Curral de Dentro; Engenheiro Navarro; Francisco Dumont; Francisco Sá; Fruta de Leite; Gameleiras; Glaucilândia, Guaraciama; Itacambira; Jaíba; Janaúba; Josenópolis; Lagoa dos Patos; Mirabela; Monte Azul; Montes Claros; Ninheira; Novorizonte; Pai Pedro; Porteirinha; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Rubelita; São João da Lagoa; São João do Pacuí; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas; Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Para o êxito das ações de mobilização, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Montes Claros, Rita de Cássia Rodrigues, lembra que, “além de outros órgãos governamentais e entidades de classe, os municípios precisam fortalecer o envolvimento dos Conselhos Municipais de Saúde, das escolas, igrejas, das Câmaras Municipais e dos comitês municipais de enfrentamento às arboviroses, por se constituírem importantes meios de difusão de informações nos mais diversos segmentos da sociedade”.

UBV

Neste ano, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros já apoiou doze municípios na eliminação do Aedes aegypti com a utilização de inseticida aplicado com equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) veicular. Além de Montes Claros e Salinas, que atualmente estão sendo contemplados com o uso de UBV, já foram atendidas demandas dos municípios de Bocaiuva, Capitão Enéas, Engenheiro Navarro, Guaraciama, Francisco Dumont, Glaucilândia, Joaquim Felício, Olhos D´Água, Padre Carvalho e São João da Lagoa.

Para Valdemar Rodrigues, referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da regional, é necessário que cada cidadão faça a sua parte no combate e prevenção das arboviroses. “Só a utilização do UBV veicular não diminuiu as taxas de incidência de doenças transmitidas pelo Aedes. Aliado a esse trabalho os municípios precisam dar continuidade às ações de bloqueio e eliminação dos focos de proliferação do Aedes, pois o UBV só mata mosquitos adultos”, explicou.

Por Pedro Ricardo