Na quarta-feira, dia 07/02, representantes de diversos órgãos do governo estadual, com sede no município de Diamantina, participaram de uma reunião estratégica para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O encontro foi promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, no âmbito da iniciativa "Governo Unido no Combate ao Mosquito", coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Estiveram presentes representantes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Diamantina; Presídio de Diamantina; Unidade Regional de Regularização Ambiental (URA)Jequitinhonha; Unidade Regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE); Unidade Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE); Unidade Regional da Copasa; 3º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais; e Unidade Regional do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF).

O Painel de Monitoramento de Casos das Arboviroses da SES-MG revelou que nas quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2024, os casos prováveis de dengue na macrorregião aumentaram aproximadamente 1400% e os casos confirmados 875%, na comparação com o mesmo período de 2023. O cenário epidemiológico alarmante exige uma ação intersetorial urgente para conter a proliferação do Aedes aegypti.

Foto: Ricardo Maciel

"Esse alinhamento entre as instituições busca fortalecer a ação integrada no combate ao Aedes, com uma abordagem mais eficaz e abrangente", afirmou a superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz.

Ao unir esforços, o Governo de Minas e seus parceiros regionais pretendem maximizar os resultados na prevenção e controle da doença no território. "A colaboração intersetorial será fundamental para frear o aumento de casos de dengue em nossa região e, o primeiro passo, é garantir que em nossas unidades regionais não tenhamos focos do mosquito", disse a superintendente.

Na ocasião, a SRS Diamantina apresentou o cenário epidemiológico da região, além de  destacar a importância do apoio e envolvimento das instituições presentes nas ações relacionadas aos mutirões de limpeza, mobilização social e intensificação do trabalho de orientação nas comunidades, escolas e locais de grande circulação, além de promover orientações e o engajamento dos servidores em ações de combate ao mosquito.

Por Ricardo Maciel