Primeiro serviço implantado em Minas Gerais com apoio financeiro da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a utilização de motolâncias pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Montes Claros completa um ano nesta quinta-feira, 1º de fevereiro. Nesse período, levantamento realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) aponta que foram realizados mais de mil atendimentos, possibilitando ao Samu reduzir o tempo-resposta no atendimento a demandas da população.

A implantação do serviço em Montes Claros foi aprovada pelos gestores de saúde em 2022, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS). A iniciativa levou em conta dados do Cisrun dando conta de que o tráfego intenso de veículos e constantes engarrafamentos no trânsito são obstáculos que dificultam a circulação das sete ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atuam 24 horas por dia. Com a operacionalização das motolâncias, o Samu agiliza os pré-atendimentos hospitalares até a chegada de equipe que atua em ambulância”.

01.02.2024-Montes Claros- Motolância

Duas motocicletas são pilotadas por técnicos em enfermagem, que possuem treinamento específico para conduzir os veículos e prestar atendimento qualificado em urgência e emergência. Os profissionais utilizam equipamentos que viabilizam atendimentos clínicos e traumáticos, como medicamentos, desfibrilador externo automático, colar cervical, talas de imobilização e máscara de oxigênio.

Os profissionais também atuam em ocorrências de maior complexidade; intervenções em locais de difícil acesso; em áreas remotas, ou quando há necessidade da presença de maior número de profissionais, como em situações de reanimação cardiopulmonar.

O coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, João Alves Pereira, avalia que “a implantação do serviço de motolâncias na maior cidade do Norte de Minas representa um importante ganho para o atendimento de demandas da população e para a  rede de urgência e emergência, levando em conta que, diariamente, o Samu realiza dezenas de atendimentos, em muitos casos envolvendo vítimas de acidentes ou pessoas com problemas graves de saúde, entre eles, infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e paradas cardiorrespiratórias”.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom-Cisrun