A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, ações de apoio aos municípios de Montes Claros e Padre Carvalho para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika e da febre amarela. Atendendo solicitação dos municípios, o Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (Crea) aprovou a aplicação de inseticida com a utilização de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) veicular. 

A decisão leva em conta que, em Padre Carvalho, onde neste ano já foram notificados 36 casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a taxa de incidência está em 711,74 por 100 mil habitantes. Já em Montes Claros, onde neste ano já foram notificados 655 casos de arboviroses, a taxa de incidência em onze bairros está acima de 300 casos por 100 mil habitantes. 

Neste ano, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros já utilizou UBV veicular para eliminação do Aedes aegypti em sete municípios: Guaraciama, Glaucilândia, Olhos D´Água, Joaquim Felício, Engenheiro Navarro, São João da Lagoa e Bocaiuva. 

Em Montes Claros onze bairros apresentam taxa de incidência de arboviroses acima de 300 casos por 100 mil habitantes

“Estamos passando por um momento de aumento da taxa de incidência das arboviroses no Norte de Minas e, por isso, a Superintendência Regional de Saúde tem intensificado as ações de apoio aos municípios. Além de visita técnica realizada no dia 18 deste mês no município de Bocaiuva, nesta semana profissionais de diversas áreas da Superintendência vão a Glaucilândia onde, mesmo após a aplicação de inseticida por meio de UBV veicular, a taxa de incidência de arboviroses se mantém alta, chegando a 1.024,59 casos por 100 mil habitantes”, explica a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes. 

Entre a última semana de dezembro de 2023 até a terceira semana deste mês, os 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS Montes Claros notificaram 2.665 casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estão divididos da seguinte forma: 2.536 casos notificados de dengue; 123 de chikungunya e seis casos de zika. 

Os municípios que apresentam as maiores quantidades de casos notificados e as maiores taxas de incidência de arboviroses são: Bocaiuva (844 casos e taxa de incidência de 1.757,16); Olhos D´Água (246 casos e taxa de incidência de 4.568,25);  Engenheiro Navarro (163 casos e taxa de incidência de 2.565,31);  Francisco Dumont (139 casos e taxa de incidência de 3.086,83); Salinas (132 casos e taxa de incidência de 328,54);  São João da Lagoa (60 casos e taxa de incidência de 1.244,30);  Joaquim Felício (44 casos e taxa de incidência de 1.141,67); Guaraciama (40 casos e taxa de incidência de 791,92); Juramento (31 casos e taxa de incidência de 822,72);  Glaucilândia (30 casos e taxa de incidência de 1.024,59);   Itacambira (18 casos e taxa de incidência de 423,33); e Capitão Enéas (43 casos e taxa de incidência de 304 casos por 100 mil habitantes).

Em virtude do aumento de casos notificados de dengue, chikungunya e zika, nesta segunda-feira o Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses decidiu que serão realizadas reuniões semanais, às quartas-feiras, para avaliar o cenário epidemiológico. Em situações de urgência também serão realizadas reuniões extraordinárias envolvendo referências técnicas das coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde, Regulação, Assistência Farmacêutica, Vigilância Laboratorial e de Atenção à Saúde. 

 

EMERGÊNCIA

Em virtude do aumento de casos de arboviroses notificados neste ano em Minas Gerais, dia 27 de janeiro, o Governo do Estado publicou o Decreto 64, declarando situação de emergência em saúde pública. Até a terceira semana epidemiológica deste ano foram registrados em Minas Gerais 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 de chikungunya. 

Além da predominância da circulação do sorotipo um da dengue, o Estado já detectou o sorotipo 3 na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Também está ocorrendo o aumento das solicitações de internação na rede hospitalar. 

Com a publicação do Decreto, além da adoção de medidas administrativas e assistenciais para a contenção do aumento da incidência de casos de arboviroses com a dispensa de licitações para a compra de insumos e materiais, o Governo do Estado definiu a instalação do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE Minas Gerais Arboviroses), coordenado pela SES-MG.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom - Prefeitura de Montes Claros