A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre participou, no dia 14 de dezembro, do encontro para Formalização da Grade Pactuada de Obstetrícia, realizado pela Fundação Santarritense de Saúde e Assistência Social, na sede do Hospital Antônio Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí.

O objetivo do encontro foi formalizar a Grade de Vinculação ao Parto, Nascimento e Intercorrências na gravidez junto aos municípios que terão o Hospital Antônio Moreira como maternidade de referência para as gestações de risco habitual. Além da apresentação do fluxo de encaminhamento das gestantes para as instituições, os representantes dos municípios puderam visitar as instalações da maternidade e conhecer um pouco mais do trabalho executado pela equipe do hospital.

14.12.2023-Pouso-Alegre -Grade pactuada 1

“É muito importante ver o crescimento e o fortalecimento desta instituição, que atenderá nove municípios na Atenção Obstétrica”, disse a superintendente da SRS Pouso Alegre, Adriana Ferreira. Ela destacou que o Hospital Antônio Moreira da Costa vem crescendo em atendimentos. Ele está inserido no Valora Minas como hospital de referência microrregional, assim como no programa Opera Mais, Minas Gerais, realizando um rol considerável de cirurgias. “Isso mostra que, com uma gestão qualificada e com  o apoio de todos os entes federal, estadual e municipal, é possível fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) acontecer” destacou a superintendente.

“A iniciativa da instituição foi uma ótima oportunidade para os gestores se sentirem mais seguros no encaminhamento de suas gestantes para a maternidade. A comunicação entre os diferentes atores envolvidos na Rede de Atenção ao Parto e Nascimento é primordial para a garantia de um atendimento de qualidade às usuárias do SUS”, reforçou Luciana Silveira Ferreira, a referência técnica da Materno Infantil da SRS Pouso Alegre.

A construção de uma Grade de Vinculação da Rede de Atenção ao Parto e Nascimento e Intercorrências na Gestação foi proposta para a reorganização dos fluxos de acesso aos pontos de atenção que compõem esta Rede de Atenção. A expectativa é que as maternidades possam ofertar um atendimento humanizado, oportuno e integral a gestantes, puérperas e recém-nascidos do seu território.

14.12.2023-Pouso-Alegre -Grade pactuada 2

A ouvidora do Hospital Antônio Moreira da Costa, Cláudia Vilela, enfatizou o importante papel da maternidade na região e  para o parto humanizado. “Esse encontro traz o respaldo de que estamos no caminho certo do atendimento, nos tornando uma referência de parto humanizado na região e irá confirmar que todo esse trabalho será expandido. Pretendemos que não apenas o parto normal, mas as cesáreas também sejam humanizadas. É importante fazer com que, nesse momento único da vida de cada mulher, ela seja acolhida, respeitada e sinta-se em segurança, concluiu Cláudia Vilela.

Estiveram como representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre na cerimônia a superintendente Adriana Ferreira e a referência técnica da Materno Infantil, Luciana Silveira. Foram convidados gestores de saúde, técnicos e prefeitos dos municípios de Bom Repouso, Cachoeira de Minas, Careaçu, Conceição dos Ouros, Estiva, Heliodora, Natércia, Santa Rita do Sapucaí e São Sebastião da Bela Vista

Hospital Antônio Moreira da Costa

O Hospital Antônio Moreira da Costa está localizado no município de Santa Rita do Sapucaí, na microrregião de Pouso Alegre. É uma das instituições que participam do módulo Valor em Saúde da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, sendo tipificada como Instituição de Risco Habitual Microrregional Complementar na Rede de Atenção ao Parto e Nascimento (RAPN).

Conta com 6 leitos obstétricos para atendimento ao SUS e 2 salas de pré parto, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES- dezembro/2023), e tem capacidade instalada para realizar 576 partos/ano. Segundo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), em 2021, houve 434 nascidos vivos na instituição. Possui também um leito clínico pediátrico, exclusivo para atendimento SUS, 9 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UT)I Adulto tipo II, exclusivos para atendimento SUS.

Por Otávio Coutinho