A realização, nos dias 6 e 7 de dezembro, do 1º Webinário Macrorregional de infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), organizado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, reforçou a importância dos serviços municipais de saúde intensificarem as ações de educação e prevenção em saúde. A iniciativa, que integra as ações do Dezembro Vermelho, mês de mobilização da população para a prevenção contra o HIV/Aids, envolveu a participação de profissionais que atuam em serviços de atenção primária e especializados, além de infectologistas, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, destacou que “a realização do webinário possibilita aos profissionais de saúde ampliar os conhecimentos sobre as ISTs, além da troca de experiências de ações bem sucedidas implementadas por municípios e serviços de saúde no diagnóstico e tratamento de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais”.

07.12.2023-Montes-Claros-WEBNARIO ISTS

Ao falar sobre o cenário epidemiológico das ISTs no Norte de Minas, a referência técnica em HIV/Aids na Superintendência Regional de Saúde, Helen Regina Pinheiro Rodrigues, reforçou que “a identificação precoce de pessoas acometidas por infecções sexualmente transmissíveis é de fundamental importância para a redução das taxas de transmissão dos agravos, bem como do tratamento em tempo oportuno”.  Helen Rodrigues frisou que, “por esse motivo, a ampliação das ações de planejamento e educação em saúde, aliada à disponibilização de testes rápidos nas unidades de saúde, constitui importante estratégia para o diagnóstico e o encaminhamento de pacientes para tratamento”.

Na mesma linha de raciocínio, a referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Adriana Barbosa Amaral, observou que “os municípios precisam intensificar as ações fora das unidades de saúde como estratégia para levar informações e facilitar o acesso da população à realização de testes rápidos para o diagnóstico de ISTs. Isso envolve uma boa articulação dos setores de gestão e de assistência das unidades de saúde”, pontuou a referência técnica.

A rede de atendimento às infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o Serviço de Assistência Especializada Ampliado (SAE) foi abordado pelo coordenador do serviço em Montes Claros, João Paulo Lopes, e pela coordenadora do Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi) de Janaúba, Dayane Tavares. Atualmente o SAE atende demandas de tratamento de pacientes residentes em 86 municípios da macrorregião de Saúde Norte. Neste ano, já foram realizados mais de 10,8 mil atendimentos.

A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis e apresentação de experiência exitosa do município de Montes Claros foram temas de palestras proferidas por Cecília Oliveira, da Coordenação Estadual de ISTs da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e por Aline Lara Oliva, coordenadora de vigilância epidemiológica de Montes Claros.

Os aspectos clínicos e o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis também fizeram parte da programação do 1º Webinário Macrorregional. Os temas foram abordados pelos médicos infectologistas Lino Neves, de Brasília; Sara Lua Bueno, atuante no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte; Graciele Fernandes, nutricionista e referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Montes Claros; Jamile Dias, médica da atenção primária de Montes Claros; Isabella Oliveira, médica obstetra do Hospital Universitário Clemente de Faria; e por Thaís Rolla de Caux, farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Por Pedro Ricardo