Como parte das ações do Dia Mundial da Luta contra a Aids/HIV, na sexta-feira, 1º de dezembro, o Hospital Universitário Clemente de Faria, administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realiza blitz educativa alertando a população sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa faz parte do Dezembro Vermelho, quando municípios e diversas instituições de saúde destacam a importância do enfrentamento à Aids/HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O Hospital Universitário Clemente de Faria atende à população exclusivamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). É mantido com recursos do Governo do Estado e é uma das referências no Norte de Minas para o atendimento de pessoas em tratamento de ISTs.

A blitz ocorre no período de 8 às 10h, na avenida em frente ao Hospital Universitário, com a distribuição de panfletos informativos sobre a prevenção da Aids/HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Também haverá distribuição de preservativos.  A ação conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, por meio do Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CERDI), além de apoio do Movimento LGBTQIA+ dos Gerais.

Arte: UNIMONTES

A gerente de Enfermagem do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves, da Unimontes, Rosenice de Freitas Veloso, destaca a importância da mobilização da população para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, “pois o Hospital Universitário aproveita a oportunidade para divulgar a assistência às pessoas infectadas. A unidade é referência no tratamento de AIDS/HIV, sífilis e outras ISTs, com atendimento gratuito pelo SUS”, reforça a gerente.

Municípios

Com o objetivo de reforçar a mobilização dos municípios para a implementação de ações voltadas para o Dia Mundial contra a Aids e relativas ao Dezembro Vermelho, no dia 23 de novembro a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou videoconferência com as secretarias municipais de saúde da sua área de atuação. Também participaram dirigentes do Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores de Aids de Montes Claros (Grappa) e do Movimento LGBTQIA+ dos Gerais.

Durante a videoconferência, a referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Helen Regina Pinheiro Rodrigues, destacou a importância dos municípios mobilizarem os mais diversos segmentos sociais e da população com ações de educação e prevenção referentes ao vírus HIV e à Aids.

Atualmente, das 439 Unidades Básicas de Saúde (UBS) existentes em 54 municípios da área de atuação da SRS, 422 já realizam testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas HIV/Aids, sífilis e hepatites virais.

Por Pedro Ricardo