Na busca por avaliar e aprimorar a eficiência e qualidade da gestão municipal na região, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul introduziu, no ano de 2022, o projeto “Índice de Qualidade de Gestão Municipal (IQGM)”. Este índice, que se tornou um marco na região, visa mensurar a performance dos municípios em oito indicadores prioritários, promovendo assim uma competição saudável entre os municípios.

Na época da introdução do projeto, os 25 gestores de Saúde da região nordeste de Minas realizaram uma pactuação na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Microrregional, aderindo ao projeto do IQGM.

Como forma de valorizar o esforço empreendido pelos municípios, em especial, dos municípios que obtiveram os melhores desempenhos no projeto, a GRS Pedra Azul realizou uma visita, no dia 28/11, aos municípios de Medina e Itaobim, além de agendar uma visita ao município de Pedra Azul, no dia 11/12. Nestas oportunidades são apresentados os resultados alcançados pelos municípios que mais se destacaram no IQGM e é realizada a entrega de um certificado, como um gesto simbólico de reconhecimento aos esforços empreendidos pela gestão municipal.

29.11.2023-Pedra-Azul-Certificado entregue ao gestor de Itaobim

O diretor da GRS Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, enfatizou que a ação de visita aos municípios contou com a participação de coordenadores e técnicos da GRS Pedra Azul. Os gestores municipais ficaram responsáveis pela mobilização de coordenadores e técnicos que estiveram diretamente envolvidos com o alcance dos indicadores pactuados.

De acordo com Marcelo Alves, "Os indicadores foram pensados de forma colaborativa, envolvendo a Regional de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais (Cosems Regional)”. O IQGM representa não apenas uma métrica de desempenho, mas um impulso para que os municípios da região continuem aprimorando suas práticas de gestão, beneficiando diretamente a qualidade de vida da população.

“O comprometimento dos gestores e os resultados positivos alcançados consolidam a iniciativa como um exemplo a ser seguido por outras regiões em busca de excelência na gestão municipal de saúde", ponderou Marcelo Alves.

Índice de Qualidade de Gestão Municipal

O Índice de Qualidade de Gestão Municipal (IQGM) avalia uma variedade de indicadores que refletem tanto a capacidade administrativa quanto a assistencial dos municípios.

No aspecto administrativo, os gestores de saúde foram avaliados quanto à participação nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Microrregional, tendo em vista que a CIB é o principal fórum de governança na região e é fundamental a participação de todos os gestores nas reuniões para a discussão e pactuação das políticas públicas de saúde.

Os indicadores administrativos também abrangeram o cadastro dos instrumentos de gestão no sistema Digisus; a atualização dos dados cadastrais no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e a conclusão dos processos de prestação de contas pendentes no sistema Geicom.

No campo assistencial, o IQGM incentivou a promoção de ações preventivas, como o atendimento odontológico voltado à redução das exodontias (extração de dentes); a detecção precoce da tuberculose pela Atenção Primária à Saúde (APS) e a realização de inspeções sanitárias em estabelecimentos de risco 2. Além disso, o índice motivou os farmacêuticos a realizarem a programação, execução e controle eficiente dos medicamentos no Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (Sigaf).

O coordenador da Assessoria de Governança Regional, Allan Gomes Campos, ressaltou que a definição dos indicadores do IQGM buscou abranger diversas áreas de atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "A intenção é avaliar as atividades de rotina, sem aumentar a carga de trabalho dos profissionais de saúde. Em todo esse processo houve um aprendizado muito grande por parte da nossa equipe”, esclareceu.

Allan Campos complementou que “foi uma oportunidade para que o gestor municipal pudesse avaliar o desempenho da sua equipe. Através dos indicadores, podemos melhor visualizar o trabalho que vem sendo realizado e fazermos os ajustes necessários nos processo de trabalho".

Por Allan Gomes Campos