No dia 20 de novembro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena realizou, em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência (CISRU-Centro Sul), a reunião do Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência e Comitê Gestor de Atenção Hospitalar para representantes de hospitais e secretarias municipais de saúde da macrorregião de Saúde Centro-Sul. A ocasião contou com a participação de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), tendo a presença do Auditor Federal de Controle Externo do TCU e Coordenador do Projeto “Eficiência na Saúde”, Alexandre Cavalcanti, e sua equipe, que solicitaram a participação na reunião ordinária para conhecerem como são feitos os trabalhos de saúde no âmbito regional e em forma de rede.

A respeito do Comitê, que realiza reuniões regularmente, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares dos Reis, explicou aos representantes do TCU e demais participantes, como são os trâmites, objetivos e sua importância: "o comitê gestor da urgência e emergência é o espaço legítimo e democrático de discussão das políticas de urgência e emergência, tanto federais, como estaduais e municipais. Ao longo dos anos de funcionamento, o comitê foi responsável pela discussão e deliberação de protocolos assistenciais, fluxos de atendimentos, grades de referência para atendimentos, monitoramento de prestadores e serviços de saúde, dentre muitas outras discussões. O resultado destas ações é a garantia de implantação e implementação de políticas de saúde e a organização dos componentes da rede de urgência e emergência tanto hospitalares como pré-hospitalares”, pontuou.

IMG 20231120 143055039

A reunião teve como pautas: a contextualização sobre o Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência da Macro Centro Sul; o credenciamento do Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo do município de Barbacena, como Centro de Tratamento de Queimados Porte II, no âmbito da Linha de Cuidado da Assistência ao Paciente Queimado na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Estado de Minas Gerais, em conformidade com a Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.409, de 18 de outubro de 2023 e a apresentação da grade de referência relativa ao atendimento de pacientes queimados na macro Centro Sul. Fez parte da pauta também a proposta de aditivo ao Plano de Atendimento às Urgências - PAR Centro Sul, com leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto e Pediátrico na macro; pleito para construção e habilitação de 10 leitos de UTI adulto no Instituto Nossa Senhora do Carmo do município de Barroso e alinhamento do fluxo da neurocirurgia na microrregião de Saúde Congonhas.

Projeto “Eficiência na Saúde” do Tribunal de Contas da União

O projeto “Eficiência na Saúde”, do Tribunal de Contas da União, surgiu a partir da necessidade percebida pelo órgão de dar mais eficiência aos serviços assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente aqueles prestados por hospitais. O projeto conta com a consultoria do médico Welfane Cordeiro Júnior, que atuou, enquanto coordenador de Urgência e Emergência e consultor da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), à época da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)/Complexo Regulador Macrorregional Norte, que foi o projeto piloto. Já na macrorregião  de Saúde Centro-Sul, houve o segundo Complexo Regulador do estado a entrar em funcionamento e esse projeto se tornou modelo para os atendimentos da saúde em urgência e emergência em âmbito regional. Por conta dessa experiência, o consultor sugeriu aos membros do TCU conhecerem o modelo da rede de urgência e emergência de Minas Gerais, na macrorregião de Saúde Centro-Sul. “A equipe veio para conhecer de perto como são as discussões, com a participação dos hospitais e municípios, na organização do SAMU em rede, que é gerida pelo consórcio intermunicipal e que tem suas discussões nesse comitê gestor”, explicou o médico Welfane Cordeiro.

SAMU Centro-Sul

Inaugurado em março de 2012, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Complexo Regulador da Rede de Urgência e Emergência foi o segundo a ser implantado no estado, abrangendo 51 municípios da macrorregião que tem aproximadamente 800 mil habitantes. O complexo abrange a base do SAMU, a Central de Regulação de Leitos SUSFácil e a sede do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência - CISRU Centro Sul, que gerencia o SAMU. Este modelo busca otimizar o acesso e atendimento aos casos de urgência, buscando resolvê-los da forma mais rápida e organizada para possibilitar melhor atendimento à população.

Por Priscila Rezende