O final de semana dos dias 29 e 30 de outubro foi bastante movimentado nos 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, com a realização do Dia D de mobilização da Campanha de Multivacinação. Os trabalhos foram iniciados em Minas Gerais, no dia 21 de outubro, e prosseguem até 4 de novembro. As secretarias municipais de saúde realizaram diversas atividades dentro e também fora das unidades de saúde, com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes com idade a partir de um ano a menores de 15 anos (14 anos, nove meses e 29 dias).

Em Montes Claros, onde a estimativa do Ministério da Saúde (MS) é de que mais de 79,5 mil crianças e adolescentes precisam ter as cadernetas de vacinação avaliadas e, se for necessário, atualizadas, o Dia D de mobilização aconteceu domingo, no Parque Municipal Milton Prates.

“Aplicamos mais de três mil doses de vacinas e mais de dez mil pessoas passaram pelo parque. Foi um evento que obteve resultado altamente positivo por ter contemplado, além de crianças e adolescentes, pessoas adultas que estavam com os cartões de vacinas desatualizados”, comemora a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros, Aline Lara Cavalcante.

30.10.2023-Montes-Claros-Dia-D-vacinação no parque

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, avalia que “os profissionais atuantes nas secretarias municipais de saúde têm desempenhado cada vez mais esforço no sentido de viabilizar o alcance de boas coberturas vacinais nas campanhas implementadas pelo Ministério da Saúde. Nesse contexto, o apoio da população procurando as unidades de saúde ou as unidades móveis de vacinação é de fundamental importância para que não sejam reintroduzidas no país doenças que foram extintas mas que podem voltar a ser notificadas caso as coberturas vacinais não sejam adequadas”.

Na macrorregião de Saúde Norte, a previsão do Ministério da Saúde é de que mais de 336,9 mil crianças devem ter o cartão de vacina avaliado e, se for necessário, atualizado. Na área de jurisdição da SRS Montes Claros, o público estimado da Campanha de Multivacinação é superior a 219,8 mil crianças e adolescentes, residentes em 54 municípios.

A Campanha de Multivacinação está disponibilizando 16 diferentes vacinas: BCG; hepatite B; Penta; poliomielite inativada de poliomielite oral; rotavírus; pneumocócica 10; Meningocócica C; febre amarela; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); hepatite A; varicela; Meningocócica ACWY; Papilomavírus Humano (HPV quadrivalente, contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e das verrugas genitais) e contra a covid-19.

Por Pedro Ricardo