Já no primeiro dia da Campanha de Multivacinação, que vai até 4/11, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ponte Nova realizou uma grande ação extramuro na Escola Municipal Doutor José Mariano, no bairro Palmeiras. Quem pôde se deslocar até o local no sábado de manhã conseguiu colocar todas as vacinas em dia. Segundo a equipe de Imunização da Secretaria, a adesão de pais e responsáveis à proposta de atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos tem sido muito expressiva e, em breve, trará resultados muito positivos.

Renata de Fátima Molinari, mãe do Gabriel Monteiro Molinari, de 2 anos, aproveitou a oportunidade para levar o filho. “Acho muito válidas as ações em dias, locais, e horários alternativos, porque os compromissos de trabalho acabam dificultando nossa ida às salas de vacinação nos turnos comerciais. E eu, como farmacêutica de formação e funcionária da Atenção Primária à Saúde (APS), sei o quanto as vacinas evitam doenças e, consequentemente, salvam vidas”, disse. O pequeno Gabriel aproveitou o passeio para tirar uma foto com moldura temática e ganhou seu “Certificado de Coragem”.

Renata Molinari e seu filho, Gabriel - Foto: Tarsis Murad

Joelson Alvarenga Moura, 79 anos, fez questão de acompanhar as ações na escola, compartilhando seu testemunho de criança acometida pela poliomielite (paralisia infantil) quando tinha apenas 6 anos de idade. “Quando adquiri a doença, tive paralisia da cintura pra baixo. Fiz um tratamento longo e doloroso e só pude frequentar a escola aos 10 anos. Sonhava em correr e jogar bola e foi um período de muita tristeza”, relatou. Por isso, sempre que possível alerta pais e responsáveis sobre a importância de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada. “Hoje estou aqui para lembrar que a vacinação contra a Poliomielite e diversas outras doenças está disponível, de forma gratuita, nos postos de vacinação e em diversos outros lugares. Meu sonho é que mais nenhuma criança tenha que enfrentar uma doença imunoprevenível. A vacinação é uma conquista sem precedentes e não podemos abrir mão dela”, ressaltou.

Joelson Alvarenga Moura, que teve paralisia infantil - Foto Tarsis Murad

Trabalho conjunto

A dirigente da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, Josy Duarte Faria Fialho, participou da ação extramuro na escola, ao lado das secretárias municipais Kátia Jardim de Carvalho Irias e Keila Aparecida Izidório Lacerda, Saúde e Educação, respectivamente. Para ela, é de grande valia o compartilhamento de responsabilidades entre diferentes setores. “A escola é lugar de conhecimento e, também, de saúde. Estratégias como esta vão nos auxiliar para que consigamos atingir o maior número de crianças e adolescentes possível”, frisou a dirigente.

Continuidade

Além da ação ocorrida no dia 21/10, Ponte Nova está com intensa programação nas escolas municipais, sempre mediante autorização prévia de pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes:

23/10- Centro Municipal de Educação Infantil Passo a Passo - bairro Novo Horizonte

24/10 - Escola Municipal Senador Miguel Lana - bairro São Pedro

25/10 - Centro Municipal de Educação Infantil Arco Íris - bairro Palmeiras

26/10 - Escola Municipal José Maria da Fonseca - Chácara Vasconcelos

27/10 - Escola Municipal Dr. José Mariano - bairro Palmeiras

07/11 - Escola Municipal Luiz Martins Soares Sobrinho - bairro Triângulo Novo

08/11 - Centro Municipal de Educação Infantil Raio de Sol - bairro Pacheco

10/11 - Centro Municipal de Educação InfantilSantíssima Trindade - bairro Triângulo

13/11 - Escola Municipal Dom Bosco – bairro Triângulo Velho

14/11 - Escola Municipal Otávio Soares - bairro Centro

Além de todas as salas de vacinas que estão abertas de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, a SMS Ponte Nova também adotou como estratégia ampliar os horários das salas de vacina do município em dias alternados, mantendo-as funcionando de 17h às 20h, conforme cronograma:

23/10 - UBS NOVO HORIZONTE

24/10 - UBS SÃO GERALDO

25/10 - UBS CENTRO

26/10 - UBS PACHECO/ PSF DALVO DE OLIVEIRA

28/10 - DIA D (todas as salas de vacina)

31/10 - UBS PONTAL

01/11 - UBS ANA FLORÊNCIA

A vacinação nas escolas também está ocorrendo em outros municípios da área de abrangência da SRS Ponte Nova, com diversas estratégias para aumento das coberturas vacinais.

Campanha

As vacinas do calendário das crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias são: BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola — SCR), tetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

Já as vacinas do calendário das crianças a partir dos 7 anos de idade e do calendário dos adolescentes são: hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

Por Tarsis Murad