A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), reuniram-se, nesta quarta-feira (18/10), para a 301ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG).

Crédito: Fábio Marchetto

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou, entre as pactuações desta edição, a importância da Linha de Cuidados aos Queimados em Minas Gerais. “A política de Queimados é um tema muito valioso e muito esperado. É inédito no Brasil e será um exemplo para o país como um todo. Queimados nunca entrava como linha de cuidados e essa pactuação é uma grande vitória. Estamos criando uma rede robusta e isso precisa ser celebrado”, comemorou.

Foram pactuados as diretrizes, as regras gerais e o incentivo de custeio de cofinanciamento da política continuada Linha de Cuidado de Assistência ao Paciente Queimado na Rede de Atenção às Urgências e Emergências e, também, a aprovação das regras de financiamento do projeto de caráter transitório de estruturação dos Centros de Tratamento de Queimados Portes II e III.

No encontro, que reuniu gestores de Saúde do Estado e dos municípios, foram deliberados e pactuados, por unanimidade, todos os temas apresentados referentes às políticas de saúde no âmbito do SUS-MG, com destaque também para a revisão do Plano Diretor de Regionalização em Minas Gerais, que passa de 14 para 16 macrorregiões de saúde; e para a aprovação das regras de financiamento para o custeio do transporte eletivo em saúde intermunicipal (Transporta SUS); além da Política continuada de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), do Plano Estadual de Contingência para Enfrentamento das Arboviroses (Pecarbo) com foco em Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, para o período de dezembro de 2023 a novembro de 2025, entre outros.

Os assuntos referendados em plenária serão aprovados em forma de deliberações, publicadas na Imprensa Oficial de Minas Gerais (IOF) e disponibilizadas no site da SES-MG. Os materiais apresentados durante a 301ª Reunião Ordinária e todos os temas pactuados e deliberados podem ser acessados em: www.saude.mg.gov.br/cib.

O vídeo completo da reunião, transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), está disponível no YouTube e pode ser acessado por meio do endereço www.youtube.com/saudemg.

Protocolo Fale Agora

Durante a reunião, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) aproveitaram o espaço para apresentar aos gestores municipais o Fale Agora, que é um protocolo de enfrentamento à violência sexual nos espaços de lazer e turismo em Minas Gerais, como bares, casas noturnas, arenas de shows, hotéis, estádios, praças e demais locais de eventos esportivos e de lazer.

A iniciativa da Sedese, em parceria com vários órgãos do governo, incluindo a SES-MG, visa capacitar funcionários de estabelecimentos comerciais para prevenir violências sexuais, acolher vítimas e orientar para atendimento adequado.

Por Jornalismo SES-MG