O serviço de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) completa 5 anos de trabalho nesta quarta-feira, 11 de outubro. Nesse período, já foram realizados mais de 1,2 mil atendimentos, entre casos clínicos e traumas envolvendo várias situações, entre elas acidentes de trânsito, além de transferências inter-hospitalares. O SAAV contempla a macrorregião de Saúde Norte, por meio de parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/Samu Macro Norte e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

A base do SAAV no Norte de Minas está sediada no aeroporto de Montes Claros. Possui um helicóptero cedido e custeado pela SES-MG. É tripulado por um piloto, um tripulante operacional do Corpo de Bombeiros, um médico e um enfermeiro do Samu.

11.10.2023.Monts Claros SAAV NORTE DE MINAS

“O serviço integrado tem grandes desafios, mas a união de esforços tem gerado bons resultados. Associamos a excelência do atendimento médico de qualidade do Samu com a expertise dos bombeiros nas ações de busca e salvamento. Colocando essa equipe em uma aeronave, temos um completo e excelente serviço que chega no teatro de operações rápido, reduzindo o tempo resposta”, destaca o comandante da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA) do Corpo de Bombeiros, o major Norton Ornelas Prates.

Já a diretora executiva do Cisrun, Zildete Ferreira de Souza, explica que, “além de viabilizar o transporte inter-hospitalar de pacientes alinhado às diretrizes do Sistema Estadual de Regulação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo o tempo-resposta nas urgências e emergências e o número de mortes e complicações evitáveis, o Suporte Aéreo Avançado de Vida desempenha outro importante trabalho, que é o transporte de órgãos e tecidos utilizados em transplantes”.

O médico Marcelo Fagundes da Rocha, diretor técnico do Samu na macrorregião Norte explica que o acionamento do serviço aeromédico é realizado tanto pelo telefone 192 quanto pelo 193. Antes da aeronave ser deslocada para qualquer atendimento, a ocorrência é analisada por um médico regulador do Samu, verificando a necessidade da disponibilização do recurso adequado. “Existem indicações que você manda desde uma motocicleta, uma ambulância até uma aeronave de asa rotativa, que é o caso do helicóptero, ou de asa fixa que é o avião”, esclarece Marcelo Rocha sobre os equipamentos disponíveis no Norte de Minas.

Atualmente as bases de Suporte Aéreo Avançado de Vida estão presentes em quatro municípios estrategicamente localizados no estado: Belo Horizonte (região Central), Varginha (Sul); Uberaba (Triângulo Mineiro) e Montes Claros (Norte de Minas).

O presidente do Cisrun e prefeito de Juvenília, Rômulo Marinho Carneiro, avalia que “as melhorias conquistadas pelo Samu no Norte de Minas, entre elas o Suporte Aéreo Avançado de Vida, é resultado de um trabalho de articulação envolvendo várias entidades, com os governos do Estado e Federal, com o propósito de proporcionar à população um atendimento especializado gratuito e de qualidade em urgência e emergência”.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom - Cisrun