Nos dias 4 e 5 de outubro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promoveu uma oficina de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). O evento teve como foco o fortalecimento de estratégias no território das equipes de Saúde da Família, visando a recuperação das altas coberturas vacinais na Atenção Primária à Saúde (APS).

A oficina representou um marco na busca por soluções eficientes para otimizar a execução das atividades de vacinação, com ênfase na importância da atuação das equipes de Saúde da Família. O objetivo principal foi desenvolver planos de microplanejamento específicos para cada território, levando em consideração as peculiaridades locais e as demandas da comunidade.

Oficina de microplanejamento das ações vacinais

“A relevância desta reunião é estimular o protagonismo municipal ao propor o microplanejamento local. Isso significa que o planejamento das ações de imunização deve ser meticulosamente elaborado a partir do nível local, levando em consideração a singularidade de cada território. Essa abordagem reforça a importância de adaptar as estratégias de saúde às características específicas de cada município, promovendo mais eficácia e alcance nas ações de cobertura vacinal. Além disso, ressalta a valorização da autonomia e expertise de cada comunidade na gestão de suas próprias demandas de saúde”, ressaltou Adriana Lúcia Silva de Queiroz, referência de Atenção Primária à Saúde da SRS Patos de Minas.

Microplanejamento como principal ferramenta

O microplanejamento, abordado de maneira central durante o evento, emergiu como uma importante ferramenta para enfrentar os desafios específicos de cada território. Ele visa personalizar estratégias, considerando as características únicas de cada comunidade, a fim de otimizar a cobertura vacinal.

A iniciativa reuniu profissionais de saúde, gestores e outros envolvidos no processo de vacinação, proporcionando um espaço valioso para a troca de experiências e conhecimentos, com o intuito de aprimorar as práticas e superar desafios. Entre as atividades desenvolvidas, foram trabalhados assuntos referentes à Portaria GM/MS nº 844, de 14 de julho de 2023 e à Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.279, de 25 de julho de 2023, além de temáticas sobre o Sistema de Informação e cobertura vacinal, estratégias para alcance de cobertura vacinal e a realização de rodas de conversa e troca de experiências sobre a realidade nos municípios, conforme realizam o monitoramento.

Perspectivas futuras e compromisso com a saúde pública

Ao final da oficina, os participantes saíram com orientações para realizar planos de ação personalizados, prontos para implementar as estratégias discutidas em seus territórios para promover a saúde da população através de ações assertivas na área de vacinação, contribuindo para o alcance de altas coberturas vacinais e a prevenção de doenças evitáveis.

Para Vanilda Leonor Dorneles, coordenadora de Epidemiologia do município de Rio Paranaíba, “a importância desta reunião para nós, enquanto municípios, reside na possibilidade de trocar experiências com outros entes municipais e trazer à tona ações que ainda não implementamos, mas que podem ser de grande relevância para ampliar a abrangência de nossos serviços. Durante o encontro, também discutimos a campanha de multivacinação, que terá início no próximo dia 21. Desta vez, o estado apresentou uma proposta diferenciada. Estamos comprometidos em organizar essa campanha de acordo com a realidade específica de cada município.”.

A Oficina de Microplanejamento em Patos de Minas reforça o comprometimento da Superintendência Regional de Patos de Minas em promover a saúde da população por meio de ações assertivas na área de vacinação. O evento não apenas proporcionou um espaço de aprendizado, mas também plantou as sementes para a implementação prática dessas estratégias. Com o comprometimento das equipes de Saúde da Família e a aplicação das técnicas discutidas, a expectativa é a recuperação das coberturas vacinais na região, contribuindo para a prevenção de doenças evitáveis e a promoção da saúde para a comunidade.

Por Pedro Lucas