Com o objetivo de atender demandas de 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte, a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) aprovou no dia 6 de outubro a habilitação do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, sediado em Montes Claros, para o serviço de neurologia e neurocirurgia. Ainda durante a reunião, realizada em Montes Claros, os gestores de saúde aprovaram a habilitação das unidades de assistência de alta complexidade cardiovascular e de Acidente Vascular Cerebral (AVC) para o Hospital Regional de Janaúba.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marque,s avalia que “a expansão de serviços e o fortalecimento das microrregiões de Saúde do Norte de Minas continua sendo o foco da atuação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), levando em conta a necessidade de descentralização dos atendimentos em Montes Claros. Isso possibilitará que a população tenha maior facilidade de acesso a serviços de média e de alta complexidade em unidades de saúde mais próximas de suas residências, considerando que o Norte de Minas possui grande extensão territorial”.

Reunião da CIB-SUS realizada em Montes Claros

No caso da implantação do terceiro serviço de alta complexidade em neurologia e neurocirurgia no Norte de Minas, a equipe técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros entende que há viabilidade. Isso porque a Santa Casa de Montes Claros, que já possui habilitação para esse serviço, se encontra sobrecarregada com demandas nesta especialidade. Por outro lado, a recente habilitação do Hospital Regional de Janaúba possibilitará a descentralização dos atendimentos de neurologia e neurocirurgia, além de maior facilidade de acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes na extensa microrregião de Saúde de Janaúba/Monte Azul.

Já para habilitação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular para o Hospital Regional de Janaúba, os gestores de saúde avaliaram que além de atender as demandas existentes, o novo serviço viabiliza a descentralização das atividades. Atualmente as demandas de alta complexidade cardiovascular são atendidas pelos hospitais Santa Casa, Dilson Godinho e Aroldo Tourinho, todos sediados em Montes Claros.

O novo serviço que passará a ser operacionalizado em Janaúba atenderá demandas de cirurgias cardiovasculares e vasculares, além de procedimentos de cardiologia intervencionista e endovascular extracardíaca.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Com base na Resolução 8.596, publicada dia 14 de fevereiro deste ano pela SES-MG, os gestores de saúde também aprovaram o credenciamento da unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Regional de Janaúba. O credenciamento acontece no âmbito da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Estado de Minas Gerais.

Para compor a rede, a SES-MG relacionou 24 hospitais em todas as regiões do estado como elegíveis para o recebimento de incentivo financeiro. No Norte de Minas, além do Hospital Regional de Janaúba, também estão relacionados o Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, e o Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora.

Entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, o Hospital Regional de Janaúba atendeu 135 pacientes vítimas de AVC, com média mensal de um caso de trombólise. A terapia trombolítica é um tratamento realizado na fase aguda após AVC, pela capacidade de restaurar o fluxo sanguíneo por meio da infusão do ativador plasminogênio tecidual recombinante. Para manter os atendimentos, o Hospital Regional receberá incentivo financeiro quadrimestral de R$ 13,8 mil.

Por Pedro Ricardo