No dia 6 de outubro, a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS)de Barbacena, promoveu uma reunião com gestores municipais e representantes de hospitais da região para tratar das novas diretrizes da política estadual Valora Minas 2.0.

O objetivo foi apresentar a revisão da metodologia de financiamento e da sistemática de monitoramento da política continuada Módulo Valor em Saúde/Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas, conforme Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.289, de 25 de julho de 2023. “Acreditamos que a revisão da metodologia de financiamento e dos indicadores do Módulo Valor em Saúde trouxe mais clareza e transparência aos hospitais quanto às entregas assistenciais necessárias para manutenção na política estadual e qualificação do acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou a Coordenadora da CAS/SRS Barbacena, Rosiany Araújo. 

O Valora Minas é uma política de atenção hospitalar do estado de Minas Gerais, que tem como foco os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), visando qualificar, ampliar o acesso e responder às necessidades da população mediante a organização das redes de atenção, otimização da alocação de recursos nos territórios de saúde, vinculação dos repasses aos resultados assistenciais e valor entregue à população. 

06.10.2023.Barbacena Valora 2

Na ocasião, o superintendente regional de Saúde de Barbacena Renato Soares dos Reis, contextualizou sobre a política do Valora Minas 2.0 para os participantes e destacou os avanços que o Estado tem buscado na política hospitalar. “Nessa reunião vamos reforçar como está sendo o direcionamento do Estado nessa política do Valora. E essa nova versão 2.0 traz a visão sobre o SUS no território, de acordo com as conversas que fizemos em reuniões anteriores de comissões, avaliação de indicadores que foram feitas em cada microrregião”, explicou Renato Reis. “Então, a gente traz essa nova versão com uma avaliação feita pelo território e esse ponto de vista de rodar uma política mais adequada”, pontuou. “Nós tivemos uma melhora significativa no financiamento e a tendência é que isso facilite para os hospitais. Temos uma boa perspectiva para o futuro, para essa organização da rede, tendo o hospital como um ponto importante. Então eu acredito que a gente tenha a perspectiva de avanços muito grandes”, completou o superintendente. 

Sobre a política do Valora Minas, Wagner Costa, administrador do Hospital Queluz, de Conselheiro Lafaiete, frisou a importância dos esclarecimentos feitos na reunião e os ganhos que a política traz à assistência hospitalar nos territórios: “tenho certeza que essa nova versão 2.0 traz melhorias que foram pensadas a partir das dificuldades enfrentadas por todos que estão prestando serviços ao SUS. Tenho certeza que essa proposta vai funcionar e trazer bons resultados”, destacou. 

Participaram da reunião, os gestores de saúde dos municípios de Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete e dos representantes dos hospitais beneficiários do Módulo Valor em Saúde: Hospital Ibiapaba/CEBAMS; Santa Casa de Misericórdia de Barbacena; Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo; Hospital e Maternidade São José, Hospital Queluz e Hospital Bom Jesus.

Por Priscila Rezende