A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), realizou, nos dias 27 e 28/09, em seu auditório, uma reunião técnica para os 24 municípios de sua abrangência, visando discutir e alinhar ações de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e do Programa IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

De acordo com Aline Graziele Fernandes Martins, referência técnica de Vigilância das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) da GRS Itabira, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis representam importante desafio para os países em escala global. Essas doenças acarretam perda de qualidade de vida, limitações e incapacidades, atingindo indivíduos de todas as camadas socioeconômicas e, de forma mais intensa, aqueles pertencentes a grupos vulneráveis, como os de baixa escolaridade e renda.

“O objetivo da reunião técnica foi apresentar as ações de vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, cenário epidemiológico delas e das neoplasias malignas de mama na GRS Itabira, entre os anos de 2015 e 2022, ações previstas no eixo 8 da Resolução SES-MG Nº 8.598, de 14 de fevereiro de 2023 - Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e também a campanha do outubro rosa”, ressaltou Aline.

Fernanda Ferreira Soares Pires, referência técnica em IST/Aids da Regional de Saúde de Itabira

Ainda segundo Aline, a campanha do “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A referência técnica ainda pontuou que as neoplasias malignas de mama representaram a quinta causa de mortalidade prematura (30 a 69 anos) por DCNT de residentes dos municípios da GRS Itabira entre os anos de 2015 e 2022.

Já no outro momento da reunião, a referência técnica em IST/Aids da Regional de Saúde de Itabira, Fernanda Ferreira Soares Pires, promoveu o alinhamento das ações do Programa IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), onde foram discutidos os critérios de notificação e qualificação do banco de dados de sífilis congênita no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Profilaxia Pós Exposição ao HIV (PEP), testagem rápida para as IST, além de outros assuntos a respeito do programa.

Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)

A vigilância de DCNT é responsável pela análise epidemiológica dos sistemas de informação para verificação da morbimortalidade por DCNT e articulação com a Atenção Primária, Atenção Especializada, Promoção à Saúde, visando garantir ações efetivas de prevenção aos fatores de risco (obesidade, hipertensão, inatividade física, entre outros) e o tratamento das doenças crônicas.

Por Flávio A. R. Samuel