Setembro Amarelo é o nome da Campanha Nacional de Combate ao Ssuicídio. Neste ano, o tema é “Se precisar, peça ajuda”. Para fortalecer a campanha, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), incentiva os municípios a realizarem ações de mobilização social. Uma das ações para a campanha foi promovida no dia 22 de setembro, no Núcleo de Vigilância em Saúde do município de São João Nepomuceno. Foi realizada uma palestra voltada para o público da terceira idade, abordando a prevenção do suicídio, no auditório do museu municipal.

Entre aqueles que assistiam à palestra, estava Adalgiza Terezinha Lopes Vieira, de 67 anos. Ela faz atividades no grupo Vida Ativa, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Desde o mês de agosto, Adalgiza vive o luto pelo falecimento do filho. Com lágrimas nos olhos ela contou o quanto foi propício participar do evento. “Eu permaneço fazendo exercícios, indo na ginástica. Não pretendo parar, mesmo diante desse sofrimento. E essa palestra parece que falou tudo que eu precisava ouvir nesse momento”, desabafou.

28.09.2023.Juiz de Fora Setembro Amarelo1

O coordenador da Vigilância em Saúde, Alan Fernandes, disse que cada evento pode atingir um público diferente. “Outras ações estão sendo realizadas ao longo do mês, por diferentes setores. O nosso intuito é alcançar o público mais velho, atendido pelo Cras”, explicou.

Setembro Amarelo associado a outras ações

No município de Pedro Teixeira, no dia 18/09, uma ação multiprofissional para sensibilização sobre o Setembro Amarelo foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Maria de Jesus. Houve uma roda de conversa com psicóloga; orientações sobre prevenção de doenças; atividade física com fisioterapeutas, massagem e café da manhã.

No município de Arantina, a Secretaria de Municipal Saúde (SMS) realizou a “Caminhada Hiperdia”, no dia 25/09. Na atividade, além do atendimento a 48 pacientes portadores de doenças como hipertensão e diabetes, a psicóloga Naiara Alves fez uma abordagem com o tema da saúde mental.

Já no dia 20/09, também em Arantina, foi realizada a ação “Saúde nos territórios”. No evento, foram feitos rastreamentos de doenças e investigação do estado nutricional da população. Na ocasião, os profissionais fizeram intervenção sobre o Setembro Amarelo.

Em Passa Vinte, a Secretaria Municipal de Saúde realizou caminhada seguida de apresentação teatral, com o tema “A vida é importante”, no dia 22/09.

Em Simão Pereira, no dia 28/09, estão previstas palestras pela manhã e à tarde. A primeira para a população em geral e a segunda, voltada para os jovens.

Parcerias da Saúde

A Secretaria de Saúde de Descoberto fez uma parceria com a Escola Municipal Francisco Manoel, voltada para alunos, pais e responsáveis. Foi promovida uma palestra, no dia 18/9, com o tema “Saúde Mental dos nossos jovens”, ministrada por um profissional de psiquiatria.

No município de Chiador, a Secretaria de Saúde fez parceria com acadêmicos de medicina, de uma faculdade de Juiz de Fora, no dia 16/9. Na programação foram realizados testes físicos, vacinação e roda de conversa sobre saúde mental.

Situação preocupante

Karina Safir, que atua há 23 anos como psicóloga, aponta a gravidade dos números sobre taxas de suicídio. “No Brasil, houve um aumento de 17% na taxa de suicídio nos últimos anos enquanto, no mundo, todo os números diminuíram cerca de 36%. Isso sinaliza que nossas estratégias de prevenção precisam ser fortalecidas”, pontuou.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos.

História do Setembro Amarelo

Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. A ideia acabou desencadeando um movimento de prevenção ao suicídio e até hoje o símbolo da campanha é uma fita amarela. O dia 10 de setembro, data da morte do jovem norte-americano, foi oficialmente adotado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda! ”

Inspirado no caso Emme, o “Setembro Amarelo” foi adotado em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Nesse período, campanhas são realizadas para alertar sobre o tema, que continua sendo um tabu e muitas vezes motivo de vergonha falar a respeito.

Por Jonathas Mendes