Mais de 90 profissionais que atuam em serviços de atenção primária e de vigilância epidemiológica e de saúde em nove municípios da microrregião de saúde de Janaúba/Monte Azul concluem nesta quinta-feira, 28 de setembro, encontro sobre o diagnóstico, manejo e tratamento da tuberculose. Com duração de três dias, a iniciativa da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está sendo realizada no Centro Cultural de Porteirinha, com a participação de profissionais atuantes no município e em Janaúba, Matias Cardoso, Verdelândia, Jaíba, Nova Porteirinha, Riacho dos Machados, Pai Pedro e  Serranópolis de Minas.

A realização do encontro deu continuidade ao trabalho iniciado em abril deste ano, na microrregião de saúde Francisco Sá, com o objetivo de intensificar as ações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para o enfrentamento da tuberculose no Norte de Minas. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelas referências técnicas da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Damaris Soares e Siderllanny Aparecida Vieira Mendes de Brito.

Profissionais de saúde participam de encontro em Porteirinha

Entre os temas abordados no encontro, destacam-se o diagnóstico e as diretrizes assistenciais para o tratamento da tuberculose; a importância do trabalho dos profissionais que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) nas ações de prevenção, diagnóstico precoce e controle da disseminação da doença; questões relativas à organização da rede laboratorial; a introdução de inovações no diagnóstico e fluxos de atendimento; encaminhamento de pacientes para tratamento em centros de referência e a busca ativa de sintomáticos respiratórios.

Siderllanny Brito, referência técnica da SRS Montes CLaros, explica que “entre as estratégias e prioridades para a implementação das ações de controle da tuberculose está a realização de capacitações de profissionais de saúde, incluindo os agentes comunitários que desempenham importante trabalho na busca ativa de sintomáticos respiratórios. Além disso, esses profissionais viabilizam o fortalecimento do vínculo dos serviços de saúde com os pacientes, essencial para a adesão e o sucesso do tratamento”.

Outra estratégia que a SES-MG está implementando junto com os municípios se refere ao fortalecimento da vigilância e assistência ao enfrentamento da tuberculose nas populações especiais, entre elas instituições com pessoas privadas de liberdade. Também estão sendo realizadas análises epidemiológicas conjuntas com a Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), para a qualificação das informações e fortalecimento das atividades colaborativas.

Dados da SES-MG apontam que, em 2022, foram notificados 4 mil 773 casos de tuberculose no estado. Desse total, 2 mil 158 casos foram notificados em 15 municípios. Outras 543 localidades registraram pelo menos um caso da doença em 2022.

Entre 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS Montes Claros, no ano passado, foram notificados 205 casos de tuberculose e 36 municípios registraram pelo menos um caso da doença.

Tratamento

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que “qualquer pessoa pode adoecer por tuberculose, mas aquelas que vivem com o vírus HIV/Aids; diabéticos; pessoas que convivem com outras acometidas por tuberculose; pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade estão entre os grupos de maior risco de adoecimento”.

Apesar da gravidade da doença, ela tem cura. O tratamento é gratuito e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, frisa Agna Menezes, “o abandono do tratamento no tempo mínimo de seis meses é um dos principais desafios para o controle da tuberculose. Trata-se de uma situação grave e que pode levar o doente à morte, além de manter a transmissão da doença e ocasionar o aparecimento de bactérias mais resistentes aos medicamentos”.

A doença é transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, quando o doente tosse, espirra, canta ou fala. A tosse com duração de duas ou mais semanas é um dos principais sintomas da doença, acompanhada ou não de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento.

Por Pedro Ricardo