A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, no dia  14 de setembro, um encontro para apresentação da revisão da política Opera Mais, Minas Gerais. O intuito foi  apresentar aos gestores dos municípios e hospitais participantes da política as novas regras para o período de setembro de 2023 a dezembro de 2024.  Na pauta da reunião estavam o novo rol de procedimentos, qualificação do financiamento, indicador para bônus, Termos de Adesão, composição das parcelas e novo cronograma de pagamento.

Segundo o coordenador da Regulação da SRS Pouso Alegre, Marco Antônio Ribeiro Campos, “o evento ocorreu com a presença de todos os municípios e hospitais convidados, que sanaram dúvidas do que foi apresentado e em relação ao que envolve a execução de cirurgias eletivas”. As novas regras passam a valer a partir de setembro para auxiliar na diminuição das filas por cirurgias eletivas represadas, que é o objetivo da política Opera Mais de Minas Gerais.

O evento foi organizado e ministrado por Marco Antônio e contou com a participação dos gestores e representantes dos municípios sede dos serviços da política, representantes dos hospitais, da  superintendente Regional de Saúde da SRS Pouso Alegre, Adriana Aparecida Ferreira, e da coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Katia Maria Gomes Pimentel e Silva.

15.09.2023.Pouso Alegre Opera Mais

Opera Mais, Minas Gerais

A política Opera Mais, Minas Gerais (módulo de eletivas da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas), implementada por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.593/2021, busca ampliar o acesso da população mineira a cirurgias eletivas hospitalares, a fim de reduzir a fila existente para os procedimentos em Minas Gerais.

A principal estratégia adotada foi a qualificação do financiamento dos procedimentos por meio de incentivo financeiro, custeado com recursos do tesouro estadual, estimulando a expansão da oferta na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o primeiro ano da política (cirurgias realizadas em 2022), foram investidos cerca de R$180 milhões na referida política e, para o ano de 2023, estão previstos cerca de R$304 milhões a serem distribuídos entre os beneficiários.

Durante o primeiro ano de execução da política, foram incentivados mais de 175 mil procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares, representando um crescimento de cerca de 20% em relação ao registrado em 2019 (período anterior à pandemia).

Por Otávio Coutinho