Dentro da estratégia de fortalecer as microrregiões de saúde do Norte de Minas, com a implantação ou ampliação da oferta de serviços de média e alta complexidade, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está obtendo duas novas conquistas. No dia 14 de setembro, durante reunião do Comitê de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência, realizada em Montes Claros, a SRS Montes Claros comunicou que a microrregião de Janaúba/Monte Azul formalizou a inserção do Hospital Regional de Janaúba na rede de Unidade de Acidente Vascular Cerebral Estadual (U-AVCE). Além disso, por meio da Portaria 1.247, publicada dia 12 de setembro, pelo Ministério da Saúde (MS), o Hospital Regional obteve a habilitação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurologia e Neurocirurgia. 

A habilitação atende solicitação encaminhada ao Ministério da Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), após aprovação e homologação nas Comissões Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) nos níveis estadual e da macrorregião de saúde Norte. 

14.09.2023.Montes Claros Reunião Comitê de Urgência

O coordenador de atenção à saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, explica que “o Hospital Regional de Janaúba substituirá o Hospital Aroldo Tourinho, sediado em Montes Claros, que desistiu de manter os atendimentos de neurologia e neurocirurgia para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, como é grande a demanda de neurologia e neurocirurgia na região, novo serviço poderá ser habilitado em Montes Claros, a partir de decisão tomada neste ano pelo Ministério da Saúde de flexibilizar a legislação”.  

O Hospital Regional, que mesmo antes da habilitação já estava realizando atendimentos de neurologia e neurocirurgia, passa a ser referência para a macrorregião de saúde Norte, atendendo 40% das demandas. Os demais 60% dos atendimentos serão mantidos na Santa Casa de Montes Claros.

Os fluxos para o encaminhamento ou transferência de pacientes para o Hospital Regional de Janaúba serão definidos no dia 19 de setembro, em reunião a ser realizada na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, com participação de representantes dos hospitais, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e da Central de Regulação de Leitos do Norte de Minas. 

 

Rede AVC

Por meio da Resolução 8.596, publicada dia 14 de fevereiro deste ano, a SES-MG relacionou 24 hospitais como elegíveis para o recebimento de incentivo financeiro como Unidade de Acidente Vascular Cerebral Estadual (U-AVCE). Do Norte de Minas, além do Hospital Regional de Janaúba, foram relacionados o Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, e o Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora.

Entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, o Hospital Regional de Janaúba atendeu 135 pacientes vítimas de AVC, com média mensal de um caso de trombólise. A terapia trombolítica é um tratamento realizado na fase aguda após  AVC, pela capacidade de restaurar o fluxo sanguíneo por meio da infusão do ativador plasminogênio tecidual recombinante. Para manter os atendimentos, o Hospital Regional receberá incentivo financeiro quadrimestral de R$ 13,8 mil.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira, Marques avalia que “o fortalecimento das microrregiões de saúde do Norte de Minas continua sendo o foco da atuação da SES-MG, levando em conta a necessidade de descentralização dos atendimentos em Montes Claros. Isso possibilitará que a população tenha maior facilidade de acesso a serviços de média e alta complexidade em unidades de saúde mais próximas de suas residências, considerando, entre outros fatores, o fato do Norte de Minas ser uma região territorialmente muito extensa”. 

Por Pedro Ricardo