A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), realizou na quinta-feira (17/8), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, a 299ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG).

Crédito: Fábio Marchetto

O encontro reuniu gestores de Saúde do Estado e dos municípios. Foram deliberados e pactuados, por unanimidade, todos os temas apresentados referentes às políticas de saúde no âmbito do SUS, entre eles tópicos ligados a vigilância em saúde, atenção à saúde da pessoa com deficiência, materno infantil, ações especializadas, programação pactuada integrada e transporte assistencial.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, reforçou a importância da política continuada de Ampliação à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos do SUS-MG, uma das pactuações realizadas na reunião. “Tem um tema para mim muito valioso nesta CIB de hoje, que é a retomada da discussão do transplante (...). É ele que vai possibilitar, por exemplo, Minas voltar a fazer transplante de pulmão, no Hospital das Clínicas. Foi uma grande articulação que nós fizemos, e nós vamos voltar a fazer transplante de pulmão com a expectativa de ser o estado transplantador de Minas, Espírito Santo e Centro-Oeste”.

Ao todo, 14 temas foram pactuados na reunião da CIB-SUS, dos quais se destacam:

· Aprovação da política continuada de Ampliação à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais;

· Aprovação das regras gerais de funcionamento e de financiamento da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre (OOIT), política continuada no âmbito da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS-MG;

· Aprovação das diretrizes para atuação dos pontos de atenção aos pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo I e II no âmbito do SUS-MG.

Após a Reunião Ordinária da CIB-SUS/MG, os assuntos referendados em plenária serão aprovados em forma de deliberações, publicadas na Imprensa Oficial de Minas Gerais (IOF) e disponibilizadas no site da SES-MG. Os materiais apresentados durante a 299ª Reunião Ordinária e todos os temas pactuados e deliberados podem ser acessados em: www.saude.mg.gov.br/cib.

O vídeo completo da reunião, transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), está disponível no YouTube e pode ser acessado por meio deste link. (www.youtube.com/saudemg).

Por Jornalismo SES-MG