A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promoveu ações junto aos municípios para intensificar a importância de conscientizar a população para a prevenção, diagnóstico e tratamento contra as hepatites virais.  Orientações para as referências técnicas municipais, disponibilização de vacinas e ações de mobilização social foram algumas medidas adotadas para que o público desperte para a gravidade da doença e participe dos esforços contra a infecção e da promoção do diagnóstico e tratamento.

As ações da SRS Passos fizeram parte da Campanha Julho Amarelo, que, através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), reforçaram as informações sobre a doença, a importância da vacinação e do teste rápido para detecção dos vírus causadores das hepatites A, B, C e D.

As hepatites virais são infecções que afetam o fígado, sem apresentarem sintomas na maioria dos casos até evoluírem com gravidade, causando cirrose, câncer e até óbito. As informações sobre a doença, as formas de prevenção e o teste rápido para detecção do vírus e   tratamento estão disponíveis nas unidades básicas de saúde dos municípios e também podem ser acessadas clicando aqui.

Profissionais de saúde de São Roque de Minas durante ação sobre as hepatites virais e outras doenças

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, alerta que as hepatites virais continuam sendo um grave problema de saúde pública. Para a coordenadora do Nuvepi, é preciso difundir as informações e conscientizar a população para a importância da prevenção da doença e dos exames para a detecção do vírus a tempo de tratá-las de forma a reduzir os riscos de sequelas e até morte.

“Dependendo do lugar onde você reside, e se o diagnóstico for feito tardiamente, a pessoa pode ter sequelas que podem custar a vida dela. Então, a gente recomenda para as pessoas terem muito cuidado com as relações sexuais desprotegidas, com a utilização de instrumentos para tatuagem, manicure, seringas, certificarem-se com a higienização de alimentos e água”, alertou a coordenadora Márcia Silva.

Segundo a referência técnica em hepatites virais do Nuvepi, Emyli Chaves Cardoso, durante o Julho Amarelo, os municípios da área de abrangência da SRS Passos foram orientados a promover a campanha junto à população, com indicação das unidades de saúde como locais onde poderiam se informar sobre as doenças, exames, imunização e tratamento em caso de infecção. “A prevenção sempre é o melhor caminho”, afirma.

As hepatites virais estão presentes em vários municípios da região, conforme a série histórica dos últimos três anos, levantada pela referência técnica Emyli Cardoso por meio de dados de investigação das doenças registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde (MS). O levantamento mostra 105 casos de hepatites no período, dos quais 74 são do tipo C, 27 do tipo B e três do A.

Imunização

A referência técnica de imunizações do Nuvepi, Sueli Veloso Maia, ressalta a importância da prevenção contra as hepatites através de imunizantes para dois tipos da doença. “O Ministério da Saúde disponibiliza duas vacinas para serem utilizadas na rotina das salas de vacinação dos municípios. São as vacinas contra a hepatite A e hepatite B, que são distribuídas mensalmente de acordo com a demanda das secretarias municipais de saúde”, disse.

Sueli Veloso explica que a hepatite A é transmitida via oral-fecal, através de água e alimentos contaminados, e a hepatite viral B tem transmissão por relacionamento sexual desprotegido ou através de seringas com agulhas contaminadas por sangue de pessoa portadora do vírus. Existe também a transmissão vertical, que é aquela que passa de mãe para filho no momento do parto.

Para os demais tipos de hepatites virais, como a hepatite C, que é a mais comum no país e na região, não existe vacina, mas o teste rápido e o tratamento estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na campanha Julho Amarelo.

Neste ano, a SRS Passos já distribuiu mais de 17 mil doses das vacinas contra as hepatites A e B. O responsável pela distribuição, Moisés Ferreira de Paula, explica que os imunizantes são recomendados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e são entregues mediante solicitação dos municípios, conforme as demandas das salas de vacinação.

“A vacina da hepatite A é para crianças de 15 meses como dose única. já a vacina da hepatite B é feita ao nascer, com dois, quatro e seis meses. Em adolescentes e adultos são feitas três doses a depender da situação vacinal”, explica Moisés de Paula.

Municípios

Cidades da área de abrangência da SRS Passos fizeram ações de mobilização social para engajar o público na Campanha Julho Amarelo.

Em Bom Jesus da Penha, a Coordenação de Vigilância em Saúde aproveitou o Dia D da vacinação contra influenza e meningite (ACWY) para levar ao público as informações sobre as hepatites virais e promover o teste rápido. “A demanda espontânea para testes rápidos de hepatites virais é muito pequena em nosso município”, disse a coordenadora Elenilce Aparecida Silva Pereira, “mas conseguimos orientar a população através de bate-papo e folders educativos”.

Outro município que promoveu as medidas contra as hepatites virais foi São Roque de Minas que, durante todo o mês de julho, realizou diversas ações junto ao público, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Lívia Freitas. “Em relação aos testes rápidos, na ação de extramuros realizada na praça, tivemos uma ótima aceitação, com fila de espera para realizar os testes. E, no total, foram realizados 207 testes de hepatites B e C”, comentou Elenice Pereira.

Por Enio Modesto