A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora realizaram, no dia 2 de agosto, capacitação com referências de saúde de vários municípios com foco na prevenção e controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A iniciativa contou com a participação de equipe técnica do Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Cerdi) de Janaúba; de profissionais que atuam no Cerdi e no Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Os dois serviços atendem demandas de 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte.

A capacitação faz parte da estratégia de mobilizar os serviços de saúde para o controle de infecções sexualmente transmissíveis, entre elas HIV/Aids, sífilis, hepatites virais, clamídia e gonorreia. Além disso, a capacitação abordou questões relativas à profilaxia pós-exposição a pessoas vítimas de acidentes ocupacionais com materiais biológicos e perfurocortantes; exposição sexual consentida e atualizações sobre profilaxia pós e pré-exposição na modalidade de uso contínuo e sob demanda de medicamentos.

Profissionais de saúde  da macrorregião Norte participam de capacitação sobre ISTs

Na profilaxia pós-exposição, os serviços de saúde indicam o uso de medicamentos antirretrovirais devido a um possível contato do paciente com o HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico.

A capacitação foi direcionada a médicos e enfermeiros que atuam em doze hospitais credenciados a realizar o primeiro atendimento de demandas da população e que também são habilitados para a utilização da terapia antirretroviral. Também participaram da capacitação profissionais de saúde de municípios jurisdicionados à SRS Montes Claros e à GRS Januária, que têm interesse de serem incorporados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) à rede assistencial macrorregional, após validação da Coordenação Estadual de Agravos Crônicos e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O perfil de atendimento de pessoas expostas a acidentes ou vítimas de violência sexual é considerado urgência e emergência médica e a utilização da terapia antirretroviral deve ser iniciado no tempo máximo de 72 horas após a exposição. Os serviços especializados em infecções sexualmente transmissíveis sediados em Montes Claros, Janaúba e Pirapora fazem parte da rede de atendimento, realizando, se necessário, o acompanhamento e/ou tratamento das pessoas expostas.

A referência técnica da vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Helen Regina Pinheiro Rodrigues, destaca a importância da capacitação “para o alinhamento de condutas entre profissionais que realizam o primeiro atendimento, acompanhamento e tratamento nos serviços especializados em infectologia”. Ela reforça “a necessidade de ampliar as capacitações para toda a rede municipal de saúde, incluindo profissionais da vigilância epidemiológica, atenção primária à saúde e de hospitais, com o objetivo de divulgar fluxos de atendimento em vigência no território e as diretrizes do Ministério da Saúde para prevenção e controle de infecções sexualmente transmissíveis”.

Na macrorregião de saúde Norte, os hospitais credenciados desde 2017 para a utilização da terapia antirretroviral estão localizados nos municípios de Bocaiúva (Hospital Dr. Gil Alves); Coração de Jesus (Hospital Municipal São Vicente de Paulo); Francisco Sá (Hospital Municipal); Taiobeiras (Hospital Santo Antônio); Montes Claros (Hospital Universitário Clemente de Faria e Santa Casa); Janaúba (Fundajan e Hospital Regional); Januária (Hospital Municipal); Pirapora (Fundação Hospitalar Dr. Moises Magalhães Freire); Buritizeiro (Hospital Municipal Dr. Rodolfo Mallard) e Várzea da Palma (Hospital Municipal Athayres Corrêa da Silva).

A médica infectologista do Serviço Ambulatorial Especializado, Izabela Bretas, avalia que “a descentralização dos atendimentos de demandas de saúde relativas a infecções sexualmente transmissíveis possibilita à população ter acesso aos serviços credenciados, além a facilitar a adesão aos tratamentos e acompanhamento por parte dos profissionais da atenção primária à saúde”.

Já a coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, entende que “a implantação do SAE em Montes Claros constitui importante conquista para a macrorregião de saúde Norte, pois viabiliza a capacitação dos profissionais de saúde em diversas áreas, o que contribui para agilizar os atendimentos de demandas da população, entre elas as relacionadas às infecções sexualmente transmissíveis”.

A coordenadora observa ainda que “com o trabalho implementado pelo SAE ampliado, envolvendo equipe multiprofissional, enfermeiros e médicos que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) se sentem mais seguros, inclusive no encaminhamento dos casos mais complexos para os serviços ambulatoriais especializados”.

Por Pedro Ricardo