A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), realizou na terça-feira (25/7), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, a 298ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG).

Crédito: Fábio Marchetto

O encontro reuniu gestores de Saúde do Estado e dos municípios. Foram deliberados e pactuados, por unanimidade, todos os temas apresentados referentes às políticas de saúde no âmbito do SUS, entre eles tópicos ligados a vigilância em saúde, atenção primária à saúde, atenção hospitalar e urgência e emergência, transporte assistencial, regulação do acesso a serviços e insumos de saúde, contratualização e programação.

O subsecretário de Gestão Regional da SES-MG, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, reforçou que a CIB é um foro de articulação, negociação, pactuação e deliberação entre o gestor estadual e os gestores municipais quanto aos aspectos operacionais e de regulamentação das políticas de saúde no Estado e destacou a respeito da celebração de 30 anos da Comissão Intergestores Bipartite. “Esse ano é um ano que a gente faz 30 anos de CIB em Minas Gerais. Por isso a importância de a gente celebrar esse momento que é tão importante para o SUS em Minas Gerais”, afirmou o subsecretário.

Ao todo, 12 temas foram pactuados na reunião da CIB-SUS, dos quais se destacam:

• Aprovação das regras financiamento do projeto Vacimóvel, que visa a realização de ações de vacinação extramuros e incentivo às ações de imunização no âmbito do Estado de Minas Gerais;
  • Aprovação do programa de saúde auditiva e ocular dos educandos da rede pública de educação básica de Minas Gerais, política continuada no âmbito do SUS-MG denominada Programa Miguilim;
  • Aprovação das regras de financiamento do projeto provisório destinado à aquisição de mamógrafos, para fortalecimento das ações assistenciais de saúde do estado de Minas Gerais;
  • Estabelecimento de novas regras gerais para a política Opera Mais, Minas Gerais, plano estadual de redução do tempo de espera de cirurgias eletivas.

Após a Reunião Ordinária da CIB-SUS/MG, os assuntos referendados em plenária serão aprovados em forma de deliberações, publicadas na Imprensa Oficial de Minas Gerais (IOF) e disponibilizadas no site da SES-MG. Os materiais apresentados durante a 298ª Reunião Ordinária e todos os temas pactuados e deliberados podem ser acessados em: www.saude.mg.gov.br/cib

Já o vídeo completo da reunião, transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), está disponível no YouTube e pode ser acessado por meio deste link. (www.youtube.com/saudemg).

Por Jornalismo SES-MG