Com a inscrição de mais de 260 profissionais de 86 municípios, o “Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica 2023: desafios e perspectivas” que será realizado nos dias, 28 e 29 de junho, em Montes Claros, contará com a apresentação de 30 experiências exitosas e artigos científicos. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), envolve a participação de gestores e profissionais de saúde de municípios que integram as áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

O Seminário será realizado no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). Na avaliação da coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, “o evento constituirá momento importante para a troca de experiências entre os profissionais de saúde, o que, consequentemente, poderá viabilizar o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. Será um momento importante, inclusive, para que haja maior interação entre os profissionais dos serviços de vigilância epidemiológica, de saúde e de atenção primária, que é a porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde (SUS)”, observa a coordenadora.

Quarta-feira, 28, o Seminário será aberto às 9 horas com apresentação de análise da situação de saúde do Estado, bem como, especificamente, das áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e das GRS de Januária e Pirapora. Em seguida, o subsecretário de vigilância em saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, fará a entrega de certificados para gestores de 28 municípios do Norte de Minas que estão com baixo ou muito baixo risco de reintrodução de doenças imunopreveníveis.
A partir das 13h30 serão abordadas questões relativas às “Condições Crônicas – Desafios e Perspectivas”. Na sequência, representantes dos municípios farão apresentações de experiências exitosas.

Quinta-feira, 29, a partir das 8h30, o seminário terá continuidade abordando o tema “Agravos Transmissíveis – Desafios e Perspectivas”. Em seguida, representantes de serviços de vigilância epidemiológica de municípios farão apresentações de experiências que alcançaram bons resultados no controle de agravos transmissíveis.
A última etapa do seminário começará às 13 horas com apresentações dos desafios e perspectivas da Diretoria de Informações em Epidemiologia da SES-MG e de experiências exitosas dos municípios da SRS Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora.

Para sexta-feira, 30, a Superintendência Regional de Saúde programou a realização de oficinas para profissionais de saúde que desejam aprofundar conhecimentos sobre os seguintes temas: elaboração de padlet – ferramenta digital que permite a criação de mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar diversos tipos de conteúdos, inclusive da área da saúde; avaliação de pacientes acometidos por hanseníase; técnica de aplicação da vacina BGC, que protege a população contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa que afeta os pulmões, ossos, rins e meninges – membranas que envolvem o cérebro.

Experiências exitosas

Além de experiências exitosas implementadas por serviços municipais de saúde, o “Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica” contará com apresentações e exposição de banners de artigos científicos abordando as seguintes áreas temáticas: condições crônicas; agravos transmissíveis, incluindo temas relacionados à imunização; e informações epidemiológicas.

Os artigos selecionados por profissionais da SES-MG, com titulação em cursos de mestrado e doutorado, serão publicados nos anais do Seminário visando possibilitar aos municípios planejar ações nas áreas de vigilância epidemiológica e de saúde, tendo como base experiências bem sucedidas já testadas e colocadas em prática em outras localidades do Estado.

Por Pedro Ricardo / Foto: SES-MG