Um encontro entre as referências técnicas municipais de Tuberculose da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde de Ubá, discutiu a execução do incentivo financeiro da SES/MG, liberado através da Resolução 8.161/2022. Na oportunidade, dois municípios apresentaram relato de experiência, demonstrando como aplicaram os recursos para ampliar o diagnóstico do agravo e facilitar o acesso ao tratamento dos pacientes, compartilhando a organização em seu território do fluxo para envio de amostras para realização do exame TRM-TB para o diagnóstico da Tuberculose.

Os assuntos principais foram os indicadores da Resolução e quais ações os municípios podem realizar para implementar, ampliar e monitorar o diagnóstico e as diretrizes assistenciais para o tratamento da doença. Também foi abordada a importância do trabalho dos profissionais que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde nas ações de prevenção, diagnóstico precoce e controle da disseminação da tuberculose; questões relativas à organização da rede laboratorial; a introdução de inovações no diagnóstico e fluxos de atendimento; encaminhamento de pacientes para tratamento em centros de referência e a busca ativa de sintomáticos respiratórios.

Créditos: Keila Lima

O relato de experiência foi apresentado pelas referências técnicas dos municípios de Muriaé e Eugenópolis. “Em 2021, fizemos várias capacitações com profissionais de saúde e sensibilização de gestores através das reuniões de CIB, mostrando a importância de priorizar o exame TRM-TB no diagnóstico dos casos novos de tuberculose, e dos municípios que não possuíam o fluxo implantado, estes 2 se destacaram nesta ação”, contou Jéssica Simões Mendonça, referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose da GRS Ubá.

No Brasil, em 2021, foram notificados aproximadamente 60 mil casos e, em 2020, registradas 4,5 mil mortes devido à tuberculose. Em Minas Gerais, em 2021, foram notificados 3.473 novos casos e aproximadamente 60% dos municípios mineiros registraram pelo menos 1 caso da doença. “O enfrentamento à tuberculose no dia a dia dos trabalhadores de saúde é essencial, por isso propomos planos estratégicos municipais, através da resolução SES-MG 8.161/22, direcionando a atuação junto a comunidade e nas populações especiais em maior vulnerabilidade de adquirir tuberculose, incentivando o diagnóstico precoce, busca ativa de sintomático respiratório e tratamento adequado do agravo”, disse Fábio Ribas, coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ubá.

Clique aqui para saber mais sobre prevenção, transmissão, diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Por Keila Lima