Rodas de conversa, cuja proposta é informar e ouvir, discutir e dividir. Este é o novo formato das reuniões da Coordenação de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha com as equipes de Atenção Primária dos municípios de abrangência. O formato tradicional de reuniões deu lugar a um encontro mais aberto, onde os municípios levam suas questões para serem debatidas, e onde são apresentadas atualizações, portarias, e proposições, por meio de profissionais da Atenção Primária, gestores e equipe Regional.

Idealizadas pela SRS Varginha, as Rodas de Conversa foram colocadas em prática neste ano de 2023, sendo a mais recente realizada no dia 7 de junho. A quinta Roda de Conversa de 2023 trouxe, em sua programação pré definida, assuntos como o monitoramento dos indicadores da Política Estadual de Promoção à Saúde (POEPS), uma apresentação sobre a relação da Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência, o Telessaúde, eMulti, e os resultados Q12023 dos indicadores do Previne Brasil.

Assim como em todas as Rodas, uma experiência exitosa foi apresentada por um município. Nesta ocasião, o município de São Sebastião do Rio Verde trouxe sua experiência com o Plano de Segurança do Paciente, colocado em prática na Unidade de Atenção Primária “Crescer”. Fernanda Biasi Guimarães, enfermeira do município, descreveu o planejamento com as metas pré-estabelecidas, e ressaltou que o “treinamento dos profissionais que atuam nas Unidades é de fundamental importância para o sucesso da execução do plano.” Para ela, uma equipe ciente do que vai executar é primordial em um planejamento de trabalho. Para além das metas, exemplos de ações de segurança do paciente que foram implementadas também foram expostas por Fernanda, tais como a melhoria da efetividade da comunicação entre os profissionais, o estímulo à participação do paciente e dos familiares na assistência prestada e a comunicação efetiva e adaptada às condições de entendimento do usuário.

“A proposta da roda de conversa é justamente ser um modelo de encontros mensais onde os profissionais possam debater ações estratégicas baseadas nos programas existentes, tais como Previne Brasil, E–SUS, informatiza APS, Saúde em Rede, Saúde na Escola, Promoção de Saúde e Controle do Tabagismo, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Privados de Liberdade”, listou Eliane Cristina Fornazari, referência técnica da Atenção Primária da SRS Varginha. Eliane completou afirmando que a “ideia central é uma comunicação próxima, assertiva e resolutiva, longe de formalidades e onde todos possuam voz e participação, podendo trazer dificuldades e dúvidas e, muitas vezes, sair com propostas resolutivas”.

Foto: Tânia Corrêa - SRS Varginha

Por Tânia Corrêa