Maio é um mês de mobilizações sociais com temas importantes para a saúde pública e coletiva. Neste mês são realizadas campanhas como a do “Maio Amarelo”, relacionada a segurança no trânsito; e o “Maio Laranja”, sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Desdobrando-se para que nenhum tema ficasse de fora da pauta pública, os municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá realizaram atividades e eventos com a população.

As campanhas fazem parte da Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), que segundo o Ministério da Saúde, é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento do padrão de ocorrência, tendência e mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, dos acidentes, das violências, e de seus fatores de risco, e estimular ações e estratégias que visem a promoção da saúde da população.

Maio Laranja
Abordando o delicado tema do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde de Coimbra conseguiu a parceria com uma auto-escola e do Conselho Tutelar para realizar um evento com as turmas do quinto e sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Jaime.

O Semáforo do Toque foi um recurso pedagógico utilizado em Coimbra para ensinar crianças sobre segurança no trânsito e também sobre prevenção ao abuso sexual - Foto: Divulgação SMS Coimbra

“Primeiro, os instrutores da auto-escola ensinaram sobre as regras de segurança do trânsito. Logo depois, utilizamos o 'semáforo do toque' para falar sobre prevenção ao abuso sexual, em que cada cor do semáforo demonstra o que pode e o que não pode em relação ao toque, tal como no trânsito.  Assim, conseguimos conversar sobre ambos os temas de maio, de maneira simples e efetiva”, contou Raiane Carla Teixeira, referência técnica de Mobilização Social de Coimbra.

Maio Amarelo

Centenas de amantes do motociclismo, que participaram do 3° Motofest de Guidoval, receberam uma abordagem personalizada relacionada ao Maio Amarelo, movimento que promove a segurança do trânsito.

O 3º Motofest de Guidoval contou com ação de panfletagem e conscientização sobre segurança no trânsito - Foto: Divulgação SMS Guidoval

“Lá do palco, o locutor do evento foi nos apoiando, explicando o que estávamos fazendo, que era uma sensibilização quanto ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Foi uma ação educativa, de conversa, explicando sobre 10 dicas de segurança no trânsito, e eles elogiaram muito nosso trabalho”, relatou Kélita Silva, referência técnica em Mobilização Social de Guidoval.

SES-MG investe em ações de prevenção

Em 2022 houve repasse de um incentivo financeiro para os 31 municípios da GRS Ubá, no valor de R$1.447.042 (recursos da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.971, de 19 de outubro de 2022), para desenvolvimento de ações com objetivo de fortalecer a Vigilância das Causas Externas (Violências e Acidentes de Trânsito) em Minas Gerais. A ideia é que sejam desenvolvidos programas e projetos de intervenção que reduzam os acidentes, as violências e seus fatores de risco no âmbito municipal.

“Nossos municípios estão engajados em utilizar os recursos nestas ações de prevenção e promoção da saúde, envolvendo os diversos setores da sociedade que podem contribuir nesta construção. Entre as intervenções eficazes que o poder público deve fazer para aumentar a segurança no trânsito, e também combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, é aumentar a conscientização pública sobre estes temas, divulgando informações que podem salvar vidas e mecanismos de proteção”, disse Luciane Zanoti, referência técnica em DANT da GRS Ubá.

Por Keila lima