No dia 28 de abril foi realizada, no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, a  primeira Reunião Regional de Saúde Bucal. A ideia do encontro surgiu durante uma reunião do Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar (NQAOH) da Santa Casa de Poços de Caldas, quando foi levantada a necessidade de melhoria do acesso dos pacientes aos serviços odontológicos hospitalares oferecidos pela Santa Casa de Poços de Caldas.

A coordenadora de Saúde Bucal de Poços de Caldas, Cristiane Costa Silva, falou sobre a importância da atuação do município na odontologia hospitalar na região. “Somos referência para 53 municípios e ações como esta visam fortalecer a rede de saúde bucal. Poços ficou como referência no estado para 53 municípios, especialmente em relação às especialidades de bucomaxilofacial e Pacientes com Necessidades Especiais (PNE”), disse Cristiane.
Foto: Otávio Coutinho

"O encontro possibilitou a interação da equipe de Odontologia Hospitalar com as equipes de saúde bucal dos municípios para os quais é referência", disse  a referência técnica em Odontologia Hospitalar na SRS Pouso Alegre, Luciana Silveira Ferreira.

Durante a reunião, foi apresentado uma contextualização inicial sobre a Rede de Atenção à Saúde Bucal no SUS (Sistema Único de Saúde) de Minas Gerais e discutidas as referências e fluxo de encaminhamentos para Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e para os serviços de Odontologia Hospitalar que atendem a região. O Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar(NQAOH), da Santa Casa de Poços de Caldas, apresentou o atendimento às demandas em cirurgias bucomaxilofacial e os cuidados pós-atendimento odontológico hospitalar de pacientes com necessidades especiais.

Odontologia Hospitalar

A Odontologia Hospitalar, em um conceito mais amplo, baseia-se nos cuidados odontológicos prestados em âmbito hospitalar, cuja atuação do cirurgião-dentista, em conjunto com a equipe auxiliar (Auxiliar ou Técnico em Saúde Bucal), abrange a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e agravos bucais.

No Estado de Minas Gerais, a Odontologia Hospitalar foi institucionalizada, no âmbito do SUS-MG, com a publicação da Resolução/SES MG nº 3.238/2012. Atualmente, a Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB-MG) conta com 28 hospitais de referência para assistência à 100% dos municípios do estado.

Odontologia hospitalar em Poços de Caldas

A Santa Casa de Poços de Caldas é o hospital de referência na Odontologia Hospitalar para as microrregiões de Saúde de Itajubá, Poços de Caldas e Pouso Alegre. A instituição oferece cuidados de higiene bucal a pacientes internados, assistência odontológica a Pacientes com Necessidades Especiais (PNE), procedimentos bucomaxilofacial de média e alta complexidade e assistência odontológica para os pacientes internados.

A partir do ano de 2020, os serviços de assistência em Odontologia Hospitalar foram incluídos na Política Hospitalar Valora Minas, que está regulamentada pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.214/2020, e contempla indicadores de Saúde Bucal para qualificação da oferta dos serviços odontológicos hospitalares. Dentre os indicadores da referida Política, destaca-se o indicador Instituir/manter o Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar (NQAOH).

O NQAOH, colegiado formado por cirurgiões dentistas do hospital e representantes da Unidade Regional de Saúde e do Município sede do serviço, tem como uma de suas competências fomentar treinamentos, cursos e palestras que ofereçam informação para as ações de cuidados odontológicos prestados no âmbito hospitalar.

Por Otávio Coutinho