O Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, comemorados nos dias 6 e 7 de abril, respectivamente, pautaram o mês inteiro de ações de mobilização social nos municípios da Gerência Regional de Saúde de Ubá. As iniciativas seguiram a campanha da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) “O futuro começa agora! Atividade física para se viver mais e melhor”, que divulga os benefícios no longo prazo para a saúde coletiva e individual de práticas cotidianas mais saudáveis.

Foram realizadas caminhadas, passeios ecológicos, Feira de Saúde, Ginástica na Praça, palestras com nutricionistas, entre outras iniciativas ofertadas para um público amplo, sem restrição de faixas etárias.

“Nós planejamos fazer um passeio ecológico no Parque do Itajuru, Vila Franciscana e Cachoeira do Naor no distrito de Belisário, visando o público de maiores de 45 anos, achando que participariam umas 120 pessoas. Para nossa grande  surpresa, foram 580 inscritos e, por isso, tivemos que fazer em três dias diferentes para garantir a segurança e uma boa experiência para todos. As pessoas estão buscando formas de se reconectarem com a natureza e com um estilo de vida mais leve e saudável, por isso essa proposta teve uma aceitação tão grande”, contou Brenner Martiniano, referência técnica em mobilização social da Secretaria de Saúde de Muriaé.

Foto: Divulgação

Uma das participantes do passeio ecológico foi a moradora da comunidade rural de São João do Glória, Sandra Maria de Souza Aredes, além de ser participante regular das atividades físicas promovidas pela unidade de saúde. “Amei o passeio ecológico para sair um pouco daquela rotina de tarefas domésticas. Tenho limitações, sou deficiente visual, mas as meninas me buscam em casa para fazer os exercícios durante a semana, e aqui todos estão me ajudando. É muito bom andarmos em equipe”.

Estado atua na Promoção da Saúde

Em Minas Gerais, por meio da Política Estadual de Promoção da Saúde (POEPS), a SES-MG incentiva os municípios a incluírem práticas corporais diversas nos serviços oferecidos na atenção primária. As comunidades, territórios e municípios mineiros desenvolvem diversas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.

“Durante todo o ano, incentivamos as secretarias municipais de Saúde a mobilizarem o público adulto sobre a adoção de bons hábitos hoje, porque isso tem impacto no futuro. Especialmente em abril, trabalhamos a campanha da SES-MG e é satisfatório vermos como a população se engajou nesta proposta, pois boa alimentação e atividades físicas são fatores de proteção e de melhora dos níveis de saúde e bem-estar, e determinantes para um envelhecimento saudável”, falou Luiza Brum, referência dos programas da promoção a saúde da GRS Ubá.

Na área da GRS Ubá, os municípios que informaram ações pelo Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, até o dia 28 de abril, foram Antônio Prado de Minas, Barão de Monte Alto, Brás Pires, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Eugenópolis e Muriaé.

Acesse ao hotsite Vida Saudável da SES-MG para conhecer sugestões que podem ajudar a incluir as mudanças necessárias na rotina para melhorar a qualidade de vida.

Por Keila lima