Na quinta-feira, 27 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou supervisão técnica no Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Montes Claros, como parte das ações para concluir, até o final deste ano, a implantação do Serviço de Atenção Especializada Ampliado (SAE). A iniciativa, que reestrutura em todo o Estado a atenção às condições crônicas transmissíveis em unidades especializadas, já está sendo operacionalizada na Policlínica do bairro Alto São João, em Montes Claros, atendendo pacientes dos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte. Em junho o SAE será transferido para as instalações da extinta Escola Técnica.

A reestruturação das condições crônicas transmissíveis em serviços especializados foi iniciada em novembro de 2020 com a publicação, por parte da SES-MG, da Resolução 7.302. No dia 17 de novembro do ano passado, por meio da Resolução 8.462, a SES-MG definiu o repasse de recursos superiores a R$ 6,7 milhões para a implantação do SAE Ampliado em dez macrorregiões de saúde de Minas Gerais. O Norte de Minas foi contemplado com incentivo financeiro superior a R$ 662,1 mil, assim como as macrorregiões de Saúde Sul; Centro-Sul; Oeste; Sudeste; Noroeste; Nordeste; Triângulo do Sul; Triângulo do Norte e Vale do Aço. 

Um dos temas destacados durante a supervisão técnica foi abordado pela coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Josianne Gusmão, ao se referir à implantação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) em quatro Serviços de Atenção Especializada, sendo um deles em Montes Claros. As demais localidades contempladas com projeto piloto são: Belo Horizonte, Uberlândia e Barbacena.

“A iniciativa da SES-MG em colocar em prática a descentralização do CRIE é inédita no país. Ao possibilitar que serviços de saúde descentralizados e de referência regional viabilizem e facilitem o acesso de pacientes em condições clínicas especiais a imunobiológicos, a iniciativa despertou o interesse do Ministério da Saúde conhecer a experiência para difundir nos demais estados”, ressaltou Josianne Gusmão.

A coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Aline Lara Cavalcante Oliva, observou que o CRIE “foi uma conquista importante para o Serviço de Atenção Especializada do Norte de Minas”. Atualmente o Centro possui seis enfermeiros e assistência de médicos infectologistas. Além disso, o serviço de imunização do município já possui 43 pontos de vacinação informatizados, equipados com câmeras frias e geradores. Paralelo ao atendimento presencial de pacientes, o CRIE também administra vacinas na residência de pessoas sem condições de locomoção.

Reunião de técnicos da SES-MG e de Montes Claros no Centro de Referência em Doenças Infecciosas - Foto: Pedro Ricardo

Quanto à implantação do Serviço de Atenção Especializada Ampliado, referências técnicas de Montes Claros destacaram que “a iniciativa da SES-MG fortaleceu e ampliou o trabalho que o município já executava”.

Com aporte de incentivo financeiro da SES-MG foi possível implantar a unidade de dispensação de medicamentos e ampliar as especialidades atendidas, entre elas, hanseníase e tuberculose. Atualmente o SAE possui médicos especialistas em infectologia, dermatologia, pneumologia, clínico geral, além de fisioterapeutas e farmacêuticos. 

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes avalia que “a implantação do SAE Ampliado fortalece e aumenta o apoio aos municípios quanto ao diagnóstico e tratamento precoce de pacientes acometidos por doenças infectocontagiosas. Paralelo a isso, num mesmo espaço físico além do tratamento com especialistas, os pacientes têm acesso a imunobiológicos especiais e coleta de amostras para exames laboratoriais, gerando com isso agilidade nos atendimentos e acolhimento humanizado”.

 

Especialidades

O SAE Ampliado reestrutura a atenção às condições crônicas transmissíveis em serviços especializados, por meio da ampliação do escopo de atuação. Além das doenças e agravos já atendidos na rotina do SAE, entre elas, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV); Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e hepatites virais, o serviço ampliado incorpora os Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais e vigilância de eventos adversos pós-vacinação. Também foram incorporados serviços de atenção especializada à tuberculose, hanseníase, leishmaniose visceral e tegumentar.

Por Pedro Ricardo