Foi realizada na quarta-feira, 26 de abril, a 11ª conferência municipal de saúde do município de Santa Rita de Jacutinga, a aproximadamente 120 km de Juiz de Fora. No evento estiveram presentes o superintendente regional de saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, que foi um dos palestrantes, além do prefeito de Santa Rita de Jacutinga, Luiz Fernando Osorio, representantes de entidades públicas e secretários municipais. A população também participou do evento, assim como profissionais da área da saúde.

Com o tema “Amanhã vai ser outro dia”, a conferência teve em sua programação a aprovação do regimento e, em seguida, palestra da assistente social Bruna Guimarães, com o coordenador de vigilância em saúde, Edson Felix. Na palestra, abordou "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”.

Foto: SRS Juiz de Fora

A segunda palestra foi com Renan de Oliveira, que abordou o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia". Em sua fala, ele destacou a importância de se ter uma linguagem adequada, um olhar cuidadoso com a realidade de cada município. "O município possui pessoas que vivenciam situações distintas. Isso nos remete a pensar em formas de trabalho diferentes. Além disso, precisamos fazer com que nosso SUS possa viver mais. Fazer do SUS não apenas uma porta de entrada para atendimento, mas um sistema garantidor do direito de acesso à saúde dos usuários", disse Renan.

A programação seguiu com a divisão do público em dois grupos para discutirem os temas das palestras. O encerramento se deu com a apresentação de propostas colhidas nos grupos e eleição de dois representantes para a conferência estadual.

Realizada a cada 4 anos, a Conferência Municipal de Saúde caracteriza-se como um momento para mobilizar e estabelecer diálogo com a sociedade acerca das necessidades e prioridades do território. Segundo a secretária municipal de saúde de Santa Rita de Jacutinga, Maria Helena Monteiro, "as conferências de saúde aprofundam o debate sobre as possibilidades sociais e políticas para barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, em especial sobre o setor da saúde", disse a secretária.

Por Fernanda Rosa