Com o intuito de fornecer embasamento para abordagem do usuário, ampliação da oferta de tratamento do tabagismo, compreensão do fluxo de assistência farmacêutica para solicitação de medicamentos e reciclagem de profissionais quanto sobre tema, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu uma capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O evento ocorreu na última quarta, 19 de abril, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. O evento teve a presença de profissionais de saúde dos municípios que integram a SRS.

A capacitação contou com a participação da psicóloga, chefe substituta da divisão de controle do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Vera Lúcia Gomes Borges, que destacou o trabalho dos municípios na redução do consumo do tabaco no país. ”Estamos em um auditório lotado de vários profissionais da saúde que estão contribuindo para esse avanço. O evento, que tem uma proximidade com a ponta, com as unidades de saúde e os municípios, contribui de fato para esta redução de prevalência no Brasil. O tratamento de tabagismo junto com uma série de outras medidas, como aumento de impostos, proibição de propaganda, e a proibição de fumar em determinados ambientes, são medidas que contribuem fortemente para a redução. Uma série de medidas foram tomadas para que chegássemos a esse resultado. Uma delas são ações como essa capacitação. Minas tem um trabalho forte, há muitos anos faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo”, afirmou a psicóloga.

Foto: Otávio Coutinho

Na mesma perspectiva, a referência técnica de Atenção Primária em Saúde da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Pouso Alegre, Ana Carolina Seabra Silveira, enfatizou a importância do tratamento para dependentes do cigarro. “O tabagismo é uma doença crônica. É um vício difícil de ser superado. Nós, como profissionais de saúde, precisamos informar sobre a existência de tratamento, como ele ocorre e os benefícios em deixar de fumar.Temos a responsabilidade de oferecer apoio a essas pessoas, são vários os olhares que devemos ter”, concluiu.

Segundo o relatório de epidemia global do tabaco, da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2021, mais de 60% dos fumantes querem parar de fumar, mas somente 30% têm acesso a ferramentas para auxiliar a largar o vício.

Por Otávio Coutinho