A troca de experiências e a importância das notificações das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) foram os temas principais de uma capacitação realizada no dia 4 de abril, na sede da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá. O encontro reuniu as referências técnicas de DANT dos 31 municípios da área de atuação da GRS Ubá, contribuindo para o reconhecimento de potencialidades locais e fortalecimento de ações de cuidado e prevenção.

O evento teve como título “A vigilância, o controle e a prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, que são, por exemplo, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, neoplasias e diabetes mellitus, e as causas externas, tais como os acidentes e as violências.

Segundo Luciane Zanoti, referência técnica em DANT da GRS Ubá, “na maioria das vezes, são situações que podem ser prevenidas com hábitos de vida saudáveis e mobilização social”. Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem resoluções vigentes que destinam recursos para os municípios aplicarem em ações de prevenção. “Por isso esse encontro serve como um estímulo para que municípios invistam em programas que beneficiem a população, trazendo mais conhecimento e empoderamento para mudanças positivas”, disse Luciane.

Experiências em aplicação de recursos

O ponto alto da reunião foi o compartilhamento de experiências exitosas das referências técnicas municipais, tornando visível para outros colegas como podem ser aplicados os recursos das Resoluções SES-MG. A cidade de Piraúba apresentou a elaboração do diagnóstico situacional de violência no trânsito e violência em geral, que abrangeu os últimos dez anos; o município de Rodeiro mostrou a realização da campanha de prevenção de acidentes no trânsito com mais de 100 ciclistas; Ervália exibiu a campanha de prevenção de violência contra a mulher; Divinésia explicou como realiza a gestão das Resoluções SES-MG.

Foto: Divulgação SMS Rodeiro

“No mês da Mulher, dedicamos nossos esforços para a conscientização e prevenção da violência. Montamos uma programação com aula aberta de Ritbox (treino ritmado) no centro da cidade, com mais de 300 participantes. Neste mesmo espaço, ofertamos serviços de saúde como aferição de pressão e testes rápidos para diversos agravos. Também contamos com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, orientando os tipos de violências contra a mulher, e o fluxograma indicando a quem elas podem recorrer para pedir apoio no nosso município”, contou Renato Pedrosa, referência técnica em DANT de Ervália.

Foto: Divulgação SMS Ervália

Por Keila lima