A Coordenação de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu, nos dias 11 e 12/04, a terceira etapa do projeto Saúde em Rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para tutores dos municípios da região.

Crédito: Priscila Rezende

A realização do evento contou com apoio de representantes do nível central da SES-MG e da SRS de Barbacena.

Essa etapa do projeto tem como tema a Promoção da Saúde e a oficina foi ministrada pelas servidoras do nível central Carolina Guimarães, Vanessa Vidal, Andreia Batista, e pelo servidor Evaldo Sales.

A programação do primeiro dia contou com uma exposição dialogada sobre promoção da saúde (história; concepções e práticas; determinantes sociais da saúde), programas nacional e estadual da promoção da saúde e intersetorialidade como ferramenta; promoção da saúde na prática; experiências exitosas; e encaminhamentos.  Já no segundo dia de oficina houve uma palestra sobre Segurança do Paciente realizada pela Coordenadora de Vigilância Sanitária da SRS de Barbacena, Jurema Maciel.

Por dentro do  evento

A respeito do tema Promoção em Saúde, durante a abertura da oficina, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares, contextualizou: “O nosso sistema de saúde tem uma dimensão muito grande, mas entendo que a força maior que a gente tem de fazer é de uma mudança de saúde de forma geral através da promoção. Nós temos as grandes dimensões que incluem tratamento, diagnóstico, reabilitação, redução de danos, tudo é muito importante, mas quando a gente pensa no impacto em termos de população geral, o que realmente vai fazer uma mudança gigante no sistema de saúde é a promoção”

“Hoje a gente veio falar sobre a promoção da saúde e trazer a reflexão e a discussão sobre a diferenciação entre prevenção e promoção da saúde, para que os profissionais de saúde consigam diferenciar na prática, e a importância da realização das ações de promoção no território. Nosso objetivo é trazer a nossa política estadual de promoção da saúde e práticas de formas dinâmicas, além da parte teórica”, explicou a Coordenadora de Promoção de Alimentação Saudável e Atividade Física da Diretoria de Promoção da Saúde da SES-MG, Carolina Guimarães.

Ainda sobre a programação do evento, a servidora da Diretoria de Promoção da Saúde da SES-MG, Vanessa Vidal, explicou: “nós iremos promover as dinâmicas em grupos, iniciando com uma nuvem de palavras, sobre o que os municípios entendem por promoção em saúde, e depois teremos as falas das concepções e a parte teórica, serão demonstradas as políticas de promoção à saúde nacional e estadual (pela Referência Técnica da SRS, Evaldo Sales), e a gente vai falar sobre outros temas que estão relacionados também como intersetorialidade e a tarde teremos a parte de práticas da oficina”, finalizou.

Saúde em Rede

O Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu objetivo é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar a fim de promover um melhor serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão.

A metodologia do programa busca envolver dirigentes e técnicos do nível central e das regionais de saúde, bem como os gestores municipais e suas equipes, incluindo, principalmente, todos os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde.

A operacionalização do projeto se dá em duas frentes: workshops de alinhamento teórico, e tutoria com apoio direto aos profissionais em exercício.

O resultado final esperado com o Saúde em Rede é a implantação de uma Rede de Atenção à Saúde nas regiões de atuação do projeto, tendo a Atenção Primária como ordenadora. A avaliação de implementação da Rede de Atenção à Saúde tem como base o acompanhamento de três elementos basilares: população, estrutura operacional e modelo de atenção à saúde. A metodologia de avaliação é aplicada como linha de base, a fim de realizar um diagnóstico do marco zero do projeto, o “onde estamos”. Posterior e periodicamente, o instrumento de avaliação é aplicado a fim de identificar o nível de conformidade dos itens, e avaliar o grau de evolução do modelo proposto.

Por Priscila Rezende