Em celebração à abril, mês de comemoração do Dia Mundial da Saúde, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas realiza até o dia 14/04 a primeira Semana da Saúde. As atividades direcionadas a equipe da SRS, acontecem ao longo da semana e começam com um café da manhã nutricionalmente equilibrado, seguido de atividade física laboral.

Foto de Nayara Souza

Os participantes podem aferir glicose e pressão, receber uma massagem relaxante anti-stress e orientações sobre alimentação saudável e ergonomia.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar e incentivar os colaboradores a práticas de vida saudável. Para o diretor regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, a semana foi criada “a fim de promover uma ação de bem-estar e autocuidado para cada um de nossos colaboradores”, disse Teixeira. O diretor ainda relembrou a importância do trabalho realizado por todos os integrantes da equipe estadual de saúde nesses últimos anos.

Entre as práticas estimuladas, educadores físicos instruem exercícios, que podem ser praticados em poucos minutos entre as atividades funcionais garantido, entre outros benefícios, para a saúde, o fortalecimento das articulações e a musculatura postural.

“São exercícios simples para a gente repetir ao longo do dia e evitar lesões. Mesmo que passemos muitas horas sentados é importante que a gente se movimente”, explicou a educadora física Victoria Leandro Barreto.

Entre as atividades mais disputadas está a massagem relaxante executada promovida por alunos de uma instituição parceira da ação. Durante 15 minutos os participantes podem relaxar em um ambiente que estimula a tranquilidade com música e até mesmo óleos essenciais.

“Iniciar o dia com atividades orientadas de alongamento, receber uma avaliação da saúde e depois um mimo como a massagem ajudou o dia a começar diferente. A gente fica até mais feliz e eficiente no trabalho”, contou a auxiliar administrativa Regina Ribeiro. Para ela, a palestra sobre nutrição com a nutricionista e professora universitária, Cristina Mendes, ainda foi um dos momentos especiais que “inspirou até a desejar ter uma vida mais feliz”, contou Ribeiro empolgada.

Por Nayara Souza