Com o objetivo de levantar a situação de saúde dos servidores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, foi realizada, nos dias 10 e 11 de abril, uma oficina para o fortalecimento das ações de Vigilância das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). A atividade contou com o preenchimento de um relatório de informações para o diagnóstico e identificação do paciente (ficha de anamnese) dos servidores com relação às atividades de vida diária, antecedentes pessoais, além da aferição de sinais vitais, glicemia, medidas antropométricas, identificação de marcadores de consumo alimentar e orientações sobre hábitos saudáveis.

A atividade é um meio de sensibilizar os colaboradores quanto aos hábitos de vida saudável, sendo uma forma de estímulo para a procura de serviços médicos de saúde, caso evidenciado alguma queixa ou sintoma de relevância, e visa desenvolver a autonomia e o autocuidado. As ações promovidas contemplaram ainda a comemoração do Dia Mundial da Saúde e servirá de base para uma análise estatística da situação de saúde dos servidores, que será apresentada posteriormente em reunião.

Foto: Otávio Coutinho

“Acredito que as ações desenvolvidas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde foram de grande impacto para subsidiar o fortalecimento das ações de Vigilância das Doenças Crônicas não Transmissíveis, algo tão importante e tão pouco discutido na nossa realidade; eu diria: ‘negligenciado’. Além disso, os dados coletados serão muito importantes para a realização de um diagnóstico da situação de saúde dos nossos servidores. Cuidamos tanto da saúde da população dos nossos municípios e acabamos deixando de lado a nossa própria saúde", pontuoua referência técnica (RT) da Vigilância em Saúde da SRS Pouso Alegre, Daniel de Souza Oliveira. 

A oficina foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interno (GTI) de DCNT da SRS Pouso Alegre.

Por Otávio Coutinho