Com o objetivo de contextualizar o cenário assistencial, epidemiológico, de controle vetorial e alinhamento de atividades para conter o avanço dos casos notificados de arboviroses no Norte de Minas, principalmente dengue e febre chikungunya, equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), do Centro de Operações de Emergência do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) iniciaram na terça-feira, 11 de abril, uma série de reuniões em Montes Claros.

Na manhã da terça-feira as equipes da SES-MG, do Ministério da Saúde e da OPAS participaram de encontros com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros, com o objetivo de contextualizar o cenário assistencial, epidemiológico e de controle vetorial, além de alinhar ações para o enfrentamento da situação atual de casos notificados de arboviroses.

A diretora de vigilância em saúde da SMS de Montes Claros, Maria Clara Lelis Ramos, apresentou a situação do município destacando que, nas últimas semanas, vem caindo os casos notificados de dengue, febre chikungunya e zika vírus. Porém, até 4 de abril, o município notificou 29.723 casos de arboviroses. Desse total, 20.523 casos e um óbito foram relacionados à dengue; 9.085 notificações e quatro óbitos tiveram como causa a febre chikungunya e 115 notificações estão relacionadas ao zika vírus.

Foto: Pedro Ricardo

Entre outras providências tomadas pelo município para conter o avanço das arboviroses, a diretora destacou a contratação de 116 novos agentes de controle de endemias; a realização de mutirões para recolhimento de 1,4 mil toneladas de materiais inservíveis, além do investimento em ações de educação em saúde, visando mobilizar a população para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.

Durante a reunião, técnicos da SES-MG, do Ministério da Saúde e do município destacaram a necessidade de revisão do trabalho dos agentes de controle de endemias, com investimento em treinamentos e mudança de abordagem nas visitas domiciliares, visando envolver a população na definição das ações que devem ser executadas visando conter a proliferação do Aedes aegypti.

“A realidade do país mudou, mas continuamos replicando a metodologia arcaica de controle de vetores transmissores de doenças como ocorria num tempo em que a sociedade estava em outro contexto. Além de envolvermos sociólogos e comunicadores profissionais para ajudar os serviços de saúde a obter maior interação com a sociedade dentro da nova realidade que estamos vivendo, precisamos desmistificar que o carro fumacê resolve todos os problemas e que, por isso, a população não precisa se preocupar”, alertou Dionísio Costa, referência técnica de controle vetorial da SES-MG.

Valdemar Rodrigues, Bartolomeu Lopes e Ronildo Barbosa, referências técnicas da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, também destacaram a importância da mudança de metodologia de trabalho visando o controle das arboviroses e a busca de maior interação dos serviços de saúde com a população, visando a eliminação de focos do Aedes aegypti.

“Os agentes de controle de endemias precisam ser valorizados e terem um trabalho integrado com as equipes de Atenção Primária à Saúde. A eliminação de vetores das arboviroses precisa aliar o controle químico, biológico e mecânico. Além disso, o modelo de abordagem dos profissionais de saúde com a população precisa ser revisto, visando fazer com que as pessoas sejam estimuladas a apresentar sugestões e ter uma participação ativa na busca de soluções para os problemas de saúde”, frisaram os técnicos.

A secretária de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, disse que “a integração do trabalho dos serviços de atenção primária à saúde com os agentes de controle de endemias constitui medida necessária, aliada à avaliação efetiva de resultados”.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, avalia que “o reforço das ações com vistas ao enfrentamento às arboviroses no Norte de Minas, envolvendo a SES-MG, Ministério da Saúde e OPAS, é iniciativa importante, inclusive no sentido de reforçar orientações já repassadas aos gestores municipais e a profissionais que atuam nos serviços de saúde”.

Visitas

Na tarde de terça-feira, as equipes da SES-MG, do Ministério da Saúde e da OPAS foram divididas em grupos para a realização de visitas às unidades de atenção primária à saúde e na vigilância epidemiológica, para compreender o fluxo de notificação de arboviroses adotado pelo município. Outra equipe participou de reunião com supervisores e coordenadores de agentes comunitários de endemias e de saúde e um grupo de profissionais visitou hospitais e serviços de pronto atendimento.

Quarta-feira, 12 de abril, as equipes técnicas realizaram reuniões e atividades simultâneas em Janaúba, seguindo o mesmo roteiro do trabalho realizado em Montes Claros. Quinta-feira, 13 de abril, a partir das 8 horas, está prevista a realização de reunião das equipes técnicas com prefeitos e gestores de saúde da microrregião de Janaúba, oportunidade que serão reforçadas a importância do controle vetorial e organização do fluxo assistencial de pacientes, para evitar evolução para situações graves de saúde e ocorrência de óbitos.

Na sexta-feira, 14 de abril, a partir das 9 horas, no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), sediado em Montes Claros, as equipes técnicas participarão de reunião com prefeitos e gestores de saúde dos municípios que integram a microrregião de Montes Claros.

Por Pedro Ricardo