A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu na última quinta, 29 de março, um encontro com o tema tuberculose. O objetivo foi apresentar o cenário epidemiológico do agravo de tuberculose na Regional, os indicadores do Programa Estadual de Tuberculose e sensibilizar o público quanto ao tema. Foram convidados todos os municípios que integram a SRS, coordenadores do programa de tuberculose, coordenadores de epidemiologia, referência de equidade e coordenadores da atenção primária.

Segundo a referência técnica em tuberculose e hanseníase da SRS, Laís Fraga Alves de Oliveira, é de suma importância “sensibilizar os profissionais quanto ao tema tuberculose, que é uma doença tão negligenciada para melhora dos indicadores”. Na ocasião, foram debatidos os indicadores do programa de tuberculose, fluxo de amostras para o laboratório macrorregional, solicitação de medicamentos pela farmácia, integralidade dos setores e dinâmica com os participantes ( proposta de levantar as fragilidades, potencialidades, intervenção e responsável pelas ações nos municípios para melhora dos indicadores).

Créditos: Otávio Coutinho

A referência técnica em políticas de promoção de equidade, Thaiana de Cássia de Andrade, abordou o tema tuberculose nas populações vulnerabilizadas durante o Encontro, ressaltando ser ”a tuberculose uma doença com profundas raízes sociais, de populações vulnerabilizadas". E dentro dessas populações, encontramos, por exemplo: população que vive em situação de rua e que por essa condição possuem 67 vezes mais chance de se contaminarem pela tuberculose”.

“Não podemos nos esquecer também da população privada de liberdade e da população indígena e imigrantes que também são afetados por essa doença de uma forma muito mais intensa e cruel. Por isso, é necessário um trabalho especial com essas populações,pois, é impossível garantir saúde para todas as pessoas se não considerarmos que as pessoas são diferentes, com necessidades diferentes e somente um tratamento equitativo pode garantir que, apesar dessas diferenças, todas as pessoas tenham saúde em termo oportuno e de forma resolutiva” concluiu Thaiana.

Por Otávio Coutinho