Neste mês celebramos uma das maiores manifestações culturais do Brasil, o Carnaval. Tempo de folia e muita diversão, é a época em que as pessoas saem da rotina habitual. E é importante estar atento aos cuidados com à saúde, principalmente em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Diversas cidades das 3 microrregiões (micros de Patos de Minas, João Pinheiro e São Gotardo) pertencentes à macrorregião noroeste de saúde alertaram os munícipes sobre a importância de festejar de forma segura, não esquecendo do uso de preservativos, que previnem contra as infecções sexuais, transmitidas de diversas maneiras, e também previnem uma gravidez indesejada.

Por vezes silenciosas, por não apresentarem sintomas, as IST’s são transmitidas via relações sexuais vaginal, anal ou oral. Conforme Kerol Anne D’Alfonso Mattos, referência técnica de ISTs da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, “a Prevenção Combinada é constituída por ações e medidas que juntas e combinadas, buscam a diminuição do número de casos novos de HIV e outras ISTs. Essas estratégias podem ser estruturais, comportamentais e biomédicas, e podem ser aplicadas de maneira que atinja múltiplos públicos nos níveis individual, social, comunitário e entre relacionamentos.”

A orientação em caso de alguma situação de risco é procurar uma unidade de saúde para a realização das testagens disponibilizadas. Além disso, nas unidades há a dispensação gratuita de preservativos.

“A testagem regular para as ISTs é fundamental para iniciar tratamento precoce e interromper a cadeia de transmissão. A população sexualmente ativa deve realizar anualmente ou no caso de relação sexual vaginal, anal ou oral desprotegida para que, caso necessário, o tratamento seja iniciado e as parcerias sexuais avaliadas e tratadas o mais precocemente. Os remédios são distribuídos gratuitamente pelo SUS e devem ser tomados corretamente ", completa Kerol.

Mobilizações sociais e sexo seguro
O uso de preservativos e o aconselhamento em relação ao sexo seguro foram temas da mobilização social no pré-Carnaval 2023 e tiveram como finalidade a prevenção em saúde. Foram realizadas nos centros de saúde, escolas, bares (com a dispensação de preservativos), blitz educativas de trânsito e pontos de atenção nas redes, incentivando o uso de métodos de prevenção de forma igualitária entre os foliões.

Divulgação: Município de Lagoa Formosa

O município de Lagoa Formosa recebeu, em 2023, cerca de 25 mil pessoas em seu carnaval de rua durante os 5 dias de festa, e para educar a população e conscientizar sobre o sexo seguro, "a Secretaria de Saúde da cidade procurou preparar os foliões para curtirem o Carnaval de modo a prevenir doenças e a cuidar da saúde. Foram realizadas palestras para em média 270 jovens, com participação de médico e psicóloga, além de dinâmicas propondo situações do Carnaval que devem ter nossa atenção", pontuou o coordenador de Prevenção e Promoção à Saúde, Thiago Brás de Queiroz Andrade.

As mobilizações nos municípios também ocorrem com a fase de testagem pós folia, nas Unidades de Saúde, de forma fácil, rápida, segura e sigilosa, onde qualquer pessoa pode ter o acesso de forma gratuita. Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados, e além da testagem, os postos oferecerão aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos.

Por Pedro Lucas