No mês de fevereiro o estado lançou uma campanha direcionada à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para um carnaval seguro.

A campanha é focada no fato de que sexo deve ser realizado com segurança para evitar tanto uma gravidez indesejada, quanto Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As ISTs são transmitidas através de relações sexuais desprotegidas, no caso de um dos parceiros estar infectado, podem ser tramitadas também de mãe para filho durante a gestação e parto.

Segundo a referência técnica de IST/AIDS do Núcleo de Epidemiologia da SRS Sete Lagoas, Fabiana Todde, “as ações de prevenção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis são realizadas rotineiramente na Regional de saúde, com a distribuição aos 35 municípios de testes Rápidos e de preservativos”, comentou. Essas ações são intensificadas durante alguns meses do ano, como em outubro (sífilis), dezembro (HIV/Aids) e especialmente no período pré Carnaval, fomentando as equipes de saúde municipais quanto à intensificação de ações educativas, de testagem e distribuição de preservativos em suas localidades.

Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Inhaúma, Maele Santos, "na campanha deste ano, tivemos a participação dos agentes de saúde e nos três ESF foi ofertado teste rápido. Além disso, contamos com parcerias, como de uma padaria, que cedeu um espaço para divulgação e também de um blogueiro do município que nos ajudou na campanha”. Ela disse ainda que foi realizada a oferta de testagem rápida e distribuição de preservativos em barracas e bares que participaram do carnaval e ampla divulgação sobre prevenção às ISTs em cartazes.

Durante as festividades de carnaval, o município de Baldim realizou uma campanha contra as ISTs distribuindo preservativos, para a população geral. Ambulâncias que estavam de prontidão para atendimento, também foram ponto de entrega de preservativos nas praças onde os foliões estavam, além de decoração temática para conscientizar os usuários em unidades de saúde. “A educação em saúde também foi reforçada junto às equipes de atendimento, a fim de que cada profissional pudesse fornecer mais orientações aos foliões, quanto a prevenção das IST e realização da testagem rápida que realizamos no município” relatou a referência de IST no município de Baldim, Laís Evangelina Gomes de Freitas.

As redes sociais também foram grandes aliadas na divulgação das ações realizadas pelos agentes de saúde tanto na orientação quanto na prevenção de ISTs. Em Quartel Geral o Instagram foi utilizado como ferramenta de divulgação, segundo o enfermeiro Dorvalino Felipe, referência de IST no município. “Nossa equipe realizou a entrega de preservativos e materiais informativos para a população durante caminhada pela cidade visando prevenir o aumento de casos dessas doenças durante o período de Carnaval”, ressaltou o enfermeiro.

Ações de mobilização social em Papagaios

Papagaios também utilizou a internet para registrar as ações realizadas antes e durante o Carnaval, como palestras educativas na UBS, distribuição de preservativos e materiais informativos pelos agentes municipais, vestidos a caráter nas ruas e escolas.

Cordisburgo também realizou ações pré-Carnaval, na unidade de Saúde, dando maior enfoque à testagem e prevenção da sífilis.

Pensando na prevenção contra as ISTs, a Secretaria de Saúde de Jequitibá realizou, no dia 15 de fevereiro, uma palestra na empresa AEVO sobre prevenção. O objetivo foi conscientizar os funcionários sobre a importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais, já que é o método mais eficaz para evitar a transmissão das HIV/AIDS, sífilis e das hepatites virais B e C. Além disso, a UBS realizou a distribuição de preservativos aos pacientes e conscientização sobre a importância de realizar os testes rápidos.

Foram realizadas ações de mobilização e prevenção de IST em diversas Unidades de Saúde de Sete Lagoas, com muito empenho e animação das equipes de saúde, no sentido de despertar nos usuários quanto à importância da temática.

As ações de mobilização social em todos os municípios da SRS Sete Lagoas, focaram na importância da prevenção não apenas no carnaval, mas de forma irrestrita por todo ano, para todas as faixas etárias.

Por SRS Sete Lagoas