Depois de dois anos de absoluto controle de aglomerações, 2023 prometeu um carnaval sul mineiro de grande sucesso, e assim o fez. Diversas cidades possuem a tradição dos carnavais de rua, e muitas delas começam antes mesmo da data chegar. Pré-carnaval, aquecimentos, ensaios de blocos movimentaram a população ansiosa por uma festa de muita alegria.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) visou envolver o folião com a campanha “Sexo Seguro”, lançada no último dia 13. O foco não se direciona somente ao uso de preservativo, mas também a todos os métodos disponíveis na rede pública para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como à testagem feita através do teste rápido, também disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Dentre os municípios do território da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, muita ação prévia à folia ocorreu para que o cidadão pudesse festejar com responsabilidade. Baependi, que faz parte do Circuito das Águas, montou o Bloco da Prevenção, composto por profissionais da Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com a Atenção Primária à Saúde, e que teve como objetivo realizar a testagem rápida fornecida pelo Estado, bem como orientar a população e distribuir preservativos. Além disso, a equipe do hospital do município recebeu, no dia 15 de fevereiro, a testagem dos profissionais atuantes no Hospital Cônego Monte Raso, contando com o apoio da equipe de saúde do Trabalhador da unidade. Já Aiuruoca, que possui o tradicional carnaval antecipado, realizou uma blitz educativa no acesso à rua que foi liberada para a chegada dos foliões, além de montar um stand no local do evento com distribuição de preservativos e fornecimento de orientações sobre prevenção de ISTs.

Créditos: Secretaria Municipal de Saúde de Aiuruoca

O município de Três Pontas, que possui o Serviço de Atendimento Especializado em HIV e Hepatites Virais / Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE/CTA), realizou, ao longo do mês de fevereiro, palestras nas salas de espera das Unidades de Saúde, em parceria com a Faculdade FAMINAS/BH, enfatizando a importância do sexo seguro. Foi realizada também uma campanha de testagem rápida para HIV e Sífilis em empresas particulares, com distribuição de preservativos e folder explicativo.

Em Campanha, panfletagem com orientações acerca da Sífilis, testes rápidos, Hepatites e distribuição de preservativos movimentaram a população na praça da cidade, que também pode contar com testes de glicemia e aferição de pressão, por meio das equipes de Atenção Primária e Vigilância em Saúde do município.

Para a referência técnica das ISTs na SRS Varginha, Lílian Valladão, a conscientização não tem hora marcada para acontecer. “Além do uso do preservativo, temos várias estratégias que podem ser utilizadas, como por exemplo a PEP - Profilaxia Pós Exposição, quando de algum incidente com o preservativo, por exemplo. Já a Profilaxia Pré Exposição tem seu foco em determinadas populações chave que se expõem ao HIV com maior frequência, e consiste no uso contínuo de medicação. Além, é claro, da testagem regular para as ISTs, Sífilis, Hepatites Virais e HIV. É fundamental que se identifique o mais breve a doença, para que seja possível, com o tratamento, interromper a cadeia de transmissão”, afirmou.

Por Tânia Corrêa