Fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o material informativo, preservativos, testes rápidos e outros foram distribuídos nas unidades básicas de saúde e nos ambulatórios especializados em ISTs , nos municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos).

Por mês, a SRS Passos distribui centenas de cartelas de preservativos para homens e mulheres, com as orientações e recomendações para evitar as doenças e até uma gravidez que não foi planejada. Para esse carnaval, a SES-MG, através da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais criou a campanha Sexo Seguro, intensificando as ações pela prevenção e a distribuição do material preventivo e para diagnóstico no pós-carnaval.

“Os preservativos estão disponíveis em todas unidades de saúde. Nós distribuímos para todos os municípios da nossa regional. É essencial usar o preservativo para evitar o risco de contrair as infecções sexualmente transmissíveis”, disse a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI)/SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana.

A coordenadora do NUVEPI, Márcia Silva

“Para o período de carnaval, a Regional de Saúde de Passos intensificou a distribuição dos preservativos e testes rápidos para diagnóstico de alguma IST e alinha com os municípios as orientações para a população se prevenir e, no pós-carnaval, fazer o teste rápido para iniciar o tratamento imediatamente, se for necessário, se a pessoa não se preveniu”, disse a referência técnica em IST/HIV-Aids/Hepatites Virais, Emyli Chaves Cardoso, do NUVEPI/SRS Passos.

Municípios

“A prevenção é muito importante”, frisa a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Passos, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos. “Ela é gratuita e os métodos preventivos estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescentou.

Para estimular ainda mais a consciência das pessoas, a Secretaria de Saúde de Passos criou até um bloco carnavalesco da saúde, o “Bloco da Prevenção”, que distribuiu preservativos masculinos e femininos e realizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, de graça, para o público das 8h às 16h, às vésperas do “feriadão” de carnaval (sexta-feira) em frente ao prédio do Ambulatório Escola (Ambes), referência em ISTs na região de Passos.

“A prevenção é a melhor forma de você estar seguro e também para evitar até uma possível gravidez não planejada”, ressaltou Paula Fabiana.

Em Monte Santo de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde criou pontos estratégicos para a distribuição de preservativos. “Tivemos também distribuição de preservativos no terreirão do samba, local onde aconteceu o carnaval”, disse a coordenadora de Vigilância em Saúde, Eliani Oliveira.

As ISTs

As infecções sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidos por contato sexual em que não houve uso de preservativo, se uma das pessoas estiver infectada. A IST pode ocorrer também da mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Além do HIV/Aids, sífilis, HPV e hepatites virais, são ISTs: cancro mole, gonorreia e infecção por clamídia, doença inflamatória pélvica (DIP), herpes genital, infecção pelo HTLV, linfogranuloma venéreo (LGV) e tricomoníase. Essas infecções podem ser assintomáticas, sendo detectáveis somente por exames laboratoriais.

O diagnóstico está disponível pelo SUS por meios das unidades municipais de saúde e Serviços de Atenção Especializada/Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), em São Sebastião do Paraíso, e Ambes, em Passos.

Por Enio Modesto