O Carnaval já está aí, e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora continua a distribuição, em sua sede, de insumos preventivos para todos os municípios que compõem a SRS.

Entre os itens repassados estão: preservativos masculinos (externo) e femininos (interno), gel lubrificante, teste rápido para diagnóstico de HIV, triagem de sífilis e hepatites virais B e C. Mais de 100 mil preservativos já foram entregues.

Preservativos distribuídos aos municípios - Foto: SRS Juiz de Fora

Segundo o servidor Josias Paula Silva, que dá apoio técnico à distribuição, os municípios prosseguem fazendo as retiradas dos insumos ao longo da semana que antecede os festejos. "Nesse período de maior demanda pelos insumos, que são as festas de Carnaval, buscamos auxiliar de forma mais ágil na separação e entrega", explicou.

A Regional já recebeu aproximadamente 500 mil preservativos. Os itens, distribuídos pela Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, são parte da campanha Sexo Seguro, do Carnaval 2023, criada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Prevenção é o melhor remédio

A camisinha (preservativo) é o método mais eficaz para se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST), como o HIV/Aids, hepatites B e C, e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada.

Dados do Ministério da Saúde revelam que os jovens são a faixa etária que menos usam camisinha. Em Minas Gerais, de 2017 a dezembro de 2022, no que se refere a faixa etária, observou-se que, de um total de 23.194 casos, a maioria das infecções pelo HIV é de pessoas entre 20 a 34 anos, com 11.920 casos, percentual de 51,64% dos registros.

Proteger-se faz parte da festa

- Use preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais;

- Não compartilhe agulhas, seringas e cachimbos;

- Fique atento ao uso de material esterilizado na aplicação de tatuagens e piercings;

- Evite o uso abusivo de álcool e outras drogas, lícitas ou ilícitas. Você pode perder a capacidade de se proteger.

- Tenha sempre com você o seu preservativo e se houver alguma exposição ao HIV faça o teste em um Unidade Básica de Saúde. É rápido, seguro, gratuito e sigiloso.

Por Jonathas Mendes