Com a chegada do carnaval, os municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, especialmente aqueles com tradição carnavalesca, já começam a executar as ações de mobilização social com foco na saúde e segurança da população. Diversas atividades foram planejadas para alertar os foliões sobre os cuidados durante o período do carnaval.

A referência técnica para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SRS Diamantina, Élida Araújo, explica que um dos objetivos das campanhas planejadas pelos municípios é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção de ISTs. "O uso de preservativos em todas as relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenir a transmissão e disseminação dessas infecções. Para ajudar nesse esforço, o Ministério da Saúde disponibiliza preservativos masculinos, femininos e lubrificantes para serem distribuídos pelos municípios durante o Carnaval", informou Élida.

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde de Leme do Prado

Em Leme do Prado, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira, 10 de fevereiro, a Folia da Saúde. "Esse Pré Carnaval foi desenvolvido para levar informações, no formato de blocos, para que nossos munícipes transbordem saúde e alegria nesse carnaval", destacou Carla Caroline Ivo Barroso, referência técnica da Mobilização Social do município.

Carla explicou que os temas foram abordados em seis blocos: Teve o Parada Obrigatória, para atualização da carteira de vacinação; Prevenir é Viver, com informações sobre ISTs e métodos preventivos; Alegria sem Ressaca, com alertas sobre os males do alcoolismo e tabagismo; Tô de Olho em Você, que abordou os diversos tipos de violência e a segurança no trânsito; Balança Mais Não Cai, com dicas de alimentação, e o Mexa-se com Saúde, que trouxe informações de como aproveitar a festa sem lesões, com atividades de dança e coreografias.

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde de Leme do Prado

Outras ações previstas na região

No município de Minas Novas, os profissionais da saúde planejaram para o período uma série de ações, incluindo blitz educativa, tratamento focal de combate às arboviroses, distribuição de preservativos, orientações educativas sobre violência no trânsito, entre outras intervenções. De acordo com a secretaria de saúde, a vigilância sanitária estará presente para fiscalizar as barracas durante todo o carnaval.

Em Sabinópolis, uma blitz educativa com apoio da Polícia Militar está marcada para a sexta-feira, 17 de fevereiro, com o objetivo de orientar sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e violência no trânsito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Azul de Minas informou que, durante o carnaval, será realizada uma campanha para a distribuição de preservativos e informações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e os perigos do uso excessivo de álcool. Também serão disponibilizadas caixas para retirada de preservativos em lugares estratégicos.

O serviço de assistência especializada em ISTs, do município de Diamantina, informou que a missão será sensibilizar a população sobre importância da prevenção para evitar a transmissão e disseminação de infecções sexualmente transmissíveis, com a distribuição de panfletos e preservativos nos principais pontos da cidade, todos os dias de carnaval.

Por Ricardo Maciel